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IPEM realiza plantão de taxímetro em Osasco

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Órgão estadual realiza plantão de taxímetro em Osasco
Verificações são voltadas especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo / Foto: Divulgação

Taxistas já fizeram protestos em cidades como Osasco e Barueri contra aplicativo / Foto: Leandro Conceição
Foto: Leandro Conceição

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Os taxistas de Osasco já podem consultar no site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões de taxímetros, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação está programada para amanhã, terça-feira, 5 de julho, a partir das 9h, na avenida Praia Grande, altura do número 378, na região do parque Chico Mendes. 

No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer. Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado. 

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Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

 – alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

– certificado de propriedade do veículo;

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– certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício;

– GRU quitada;

– comprovante de endereço;

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– guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5062-7761 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP Oeste, localizada na avenida Afrânio Peixoto, 188 – Butantã.

Fique de olho

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Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2017”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2016”, pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará. 

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida. 

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail: [email protected].

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