Início Política Lapas pode disputar reeleição em outro partido

Lapas pode disputar reeleição em outro partido

0
Pressões de lideranças pesam na decisão do prefeito | Foto: Rodrigo Bartanha

Pressões de lideranças pesam na decisão do prefeito | Foto: Rodrigo Bartanha
Pressões de lideranças pesam na decisão do prefeito | Foto: Rodrigo Bartanha

publicidade

Os bastidores políticos de Osasco estão agitados. Desde o último sábado, em diversos círculos corre o boato de que o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, pode deixar o Partido dos Trabalhadores (PT), legenda pela qual foi eleito em 2012. Lideranças e representantes da sociedade civil têm mantido conversas com Lapas. Segundo fontes ligadas ao prefeito, “o objetivo é levá-lo a refletir sobre o risco que o atual projeto de cidade corre com sua permanência no PT”. O partido tem sido alvo de todo tipo de ataques, especialmente nas últimas semanas, com o agravamento da crise política nacional.

 
Sempre quando questionado, Lapas afirmou que disputaria a reeleição pelo PT, apesar das divergências internas no diretório municipal do partido. Uma ala local da legenda nunca digeriu bem sua indicação para a prefeitura municipal, chegando a produzir e distribuir na cidade material contra o prefeito e sua administração, além de pedir prévias internas para a indicação do candidato do PT para as eleições deste ano.

 
Apesar disso, Lapas manteve-se firme com a prerrogativa de ser o candidato do PT. Entretanto, o assunto voltou à tônica nesta semana. Primeiro num encontro com presidentes de partidos na última terça-feira, 22. Depois, com empresários e líderes religiosos (na quarta, 23). Nas duas agendas, o prefeito voltou a ouvir das lideranças que elas estão preocupadas com os rumos da cidade. Agora comenta-se, nos bastidores, que talvez tenha se aberto uma porta que até então julgava-se completamente fechada.

publicidade

 
Entre os potenciais destinos, algumas siglas aparecem com mais probabilidade: PDT, PSD e PMDB. As três legendas já fizeram convites públicos ao prefeito, mas até o momento tudo não passa de especulação. Aliás, várias das legendas presentes ao encontro na noite da última terça-feira também já tentaram atrair o chefe do executivo para suas fileiras.

 
Na avaliação de empresários e lideranças da cidade ouvidos pela reportagem, a figura de Jorge Lapas inspira confiança, mas ele seria prejudicado com o desgaste de sua legenda. Na opinião deles, suas chances aumentariam muito com a saída. Qualquer que seja a decisão, Lapas deverá apresentá-la nos próximos dias. O prazo para a mudança de partido vai até o dia 2 de abril.

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProfessora Sônia nega ser vice e mantém pré-candidatura
Próximo artigoSociedade em Visão