Início Destaque Lapas sai do PT e filia-se ao PDT

Lapas sai do PT e filia-se ao PDT

1
Prefeito e presidentes de partidos aliados na sede do PDT de Osasco

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, oficializou na segunda-feira, 28, sua filiação ao PDT, partido pelo qual concorrerá à reeleição nas eleições municipais de outubro. “Estou seguindo um novo caminho político e me filiando ao Partido Democrático Trabalhista, o PDT. A legenda, histórica na defesa dos princípios da democracia e dos direitos dos trabalhadores brasileiros, me recebeu de braços abertos”, declarou Lapas em carta aberta.

publicidade
Prefeito e presidentes de partidos aliados na sede do PDT de Osasco
Prefeito e presidentes de partidos aliados na sede do PDT de Osasco

Lapas deixou o PT rumo ao PDT após pressão de lideranças de partidos aliados e apoiadores: “O que torna o momento um pouco menos difícil é o fato de que não decido isso sozinho, mas apoiado pela opinião de tantas e tantas pessoas que também amam a nossa cidade”, afirma o prefeito. “Faço a mudança no sentido de deixar claro aos nossos aliados e a toda nossa população que Osasco é muito maior do que um partido ou grupo político”, completa.

No PT, Lapas enfrentava divergências com um grupo que defendia a realização de prévias para a escolha do candidato da legenda à prefeitura, enquanto aliados do prefeito viam a candidatura à reeleição como um caminho natural.

publicidade

Após o retorno do ex-deputado João Paulo Cunha à cena política, acirrou-se o racha no partido, o que contribuiu para aumentar a pressão dos aliados para que o prefeito buscasse um novo rumo. O temor era de que a fragilidade local da legenda, somada ao conturbado cenário nacional, inviabilizasse a continuidade “do projeto de cidade” da aliança em torno de Lapas, como esclareceu o prefeito em nota.

Nos bastidores também se comenta o suposto apoio de petistas à pré-candidatura a prefeito do vereador Rogério Lins (PTN). Nesta quinta-feira, 31, João Paulo deu entrevista ao programa de rádio do ex-prefeito Francisco Rossi, que apoia Lins. Ele disse que vai trabalhar para um candidato do PT, mas tem “simpatia pela novidade”, afirmou, em referência ao jovem vereador. No PT, cogita-se o lançamento do deputado federal Valmir Prascidelli ou do ex-prefeito Emidio de Souza.

Emidio, aliás, disse ter recebido com “surpresa e incredulidade” a notícia da desfiliação de Lapas e que tentou demovê-lo da ideia. “Os laços de amizade que sempre me uniram a Jorge Lapas não me impedem de discordar do seu caminho”, afirmou em nota.

publicidade

Trabalhistas
Após a filiação ao PDT, o prefeito Jorge Lapas se encontrou com militantes e com o presidente do diretório municipal do partido, Milton Cavalo. Nesta quinta-feira, 31, acompanhado por Cavalo, Lapas almoçou com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o vereador da Capital Netinho de Paula, também filiado ao partido.