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Linha 9 da CPTM será ampliada e vai passar a ir de Osasco a Varginha

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Foto: arquivo/Visão Oeste

As obras da extensão da Linha 9-Esmeralda de Grajaú a Varginha foram retomadas em campo com os trabalhos de implantação de quatro viadutos. No total, são oito contratos em execução, englobando mais de R$ 186 milhões. O Ministério das Cidades liberou R$ 170 milhões, desde o segundo semestre do ano passado, e o restante (R$ 16 milhões) foram repassados pelo governo do Estado de São Paulo.

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Com a ampliação, a linha passará a ir de Osasco ao Jardim Varginha, na zona Sul de São Paulo.

Os serviços que estão em andamento são:  implantação dos sistemas de sinalização e telecomunicações, implantação do suprimento de energia, supervisão de energia e dos sistemas de sinalização e telecomunicações, reforço da rede aérea no trecho entre as estações Jurubatuba e Grajaú e adequação do CCO (Centro de Controle Operacional).

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Além da construção dos quatro viadutos que farão a transposição da via férrea do trecho de 4,5 quilômetros em implantação e facilitarão o tráfego de pedestres e de veículos na região (veja abaixo). A previsão de conclusão é segundo semestre de 2019, de acordo com a CPTM.

A extensão da Linha 9-Esmeralda

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) transporta atualmente cerca de 620 mil usuários por dia útil. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção é que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo futuro trecho.

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A construção das duas novas estações (Mendes-Vila Natal e Varginha) beneficiará os moradores do extremo sul de São Paulo: Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

Atualmente, a Linha 9-Esmeralda tem conexão com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e Pinheiros (Linha 4-Amarela) e com a Linha 8-Diamante da própria CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco.

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11 COMENTÁRIOS

  1. A previsão de inauguração é para o semestre de 2019 ??? Como isso será possível ? se ao menos começaram as obras! Como sempre o governo recebe a verba e injeta em outros projetos com mas prioridades né, nos bairros de Elite pessoas que menos precisam pois a maioria usam seus carros para ir e voltar ao trabalho. Enquanto isso se esquecem do povo que moram no extremo (periferia

  2. Qual a empresa q tá contratando eletricista, tenho experiência na área, pois trabalhei na implantação da linha 11

  3. O governo do estado também poderia estender à linha de Itapevi até cotia não é um trecho tão longo assim benéfico para toda região de cotia séria ótimo

  4. Seria bom, fácil acesso, agilidade, etc… Porém tem obras paradas lá estação há anos, era melhor concluir e organizar primeiro.

  5. Ninguém vai conseguir entrar quando o trem chegar no Grajaú, não vai comportar .
    Já saí do Grajaú lotado Deus me livre quero só ver o que isso vai dar !

    • Sueli isso é simples de resolver, basta eles colocarem mais trens. Podem colocar trem saindo vazio do Grajaú assim como já fazem na estação Jurubatuba.

  6. O problema é que agente passa todos os dias nesse trecho onde seram as futuras estações, e não ver ninguém trabalhando, não sei aonde está em andamento essa obra, pura mentira,a única coisa que fazem é gastar dinheiro fazendo a limpeza Mais ou menos ainda.

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