Opinião – Construção da Agenda de Trabalho Decente e a perspectiva da prática de responsabilidade social empresarial

0

Por Edgar Nóbrega – economista e diretor da Nóbrega Desenvolvimento

publicidade

Na sociedade atual, o mercado de trabalho prioriza, ao menos no discurso, cada vez mais alta produtividade e resultados imediatos. É fato que nem sempre as coisas acontecem como planejado pelo conjunto dos gestores nos diferentes segmentos. É neste contexto que se torna primordial investir em práticas empresariais capazes de garantir uma vida digna e saudável ao trabalhador. De que modo isto pode acontecer?

Esse processo pode ser efetuado através da construção de uma Agenda de Trabalho Decente. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho decente refere-se a uma ocupação produtiva, adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança. Esta agenda fundamenta-se em determinados pontos prioritários, de acordo com as diretrizes da OIT, em prol da qualidade da rotina de trabalho, como: segurança e saúde do trabalhador, erradicação do trabalho escravo, promoção da igualdade de gênero e raça, promoção da igualdade da pessoa com deficiência, empregos verdes, entre outros.

publicidade

É importante que a elaboração desta agenda seja realizada por meio do diálogo e cooperação entre governo, trabalhadores e empregadores – sociedade em geral – a fim de superar dificuldades e limitações, ou seja, aprimorar ou mudar tudo o que for necessário nas condições de trabalho vigentes apresentadas. É importante buscar ainda a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável nos meios corporativos. Não existe uma agenda efetiva em torno desta questão sem que seja implementada uma forte parceria.

Todo esse processo requer, previamente, estudos, pesquisas e uma análise profunda das práticas existentes em cada ambiente empresarial para planejamento e desenvolvimento de ações estratégicas eficientes e conquista de resultados positivos tanto para os profissionais como para os empresários. Nesse sentido, a equipe da Nóbrega Desenvolvimento vem realizando na cidade de Osasco diversas atividades envolvendo o tema, incluindo a promoção de cursos dirigidos às empresas, com o intuito de conhecer as necessidades de cada local e sugerir soluções inovadoras.

publicidade

É essencial ainda destacar que este caminho não existiria se não houvesse o desejo e a aposta da Prefeitura Municipal de Osasco, especialmente por meio da SDTI (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), que implementou o processo de contratação de nossa assessoria. E foi exatamente a parceria da Nóbrega Desenvolvimento com a SDTI que, entre outras questões, garantiu a realização de uma inédita pesquisa sobre o tema. Trata-se de um primeiro passo entre tantos que já aconteceram e outros mais que acontecerão.

Comentários