Início Cidades Osasco: Central 156 chega a 2 milhões de atendimentos; confira os serviços...

Osasco: Central 156 chega a 2 milhões de atendimentos; confira os serviços que podem ser solicitados

0

Criada em julho de 2011 para atender ao cidadão, a Central 156 de Osasco atingiu em agosto a marca de 2 milhões de atendimentos, de acordo com dados da Prefeitura.

publicidade

Por meio do 156 ou do 3651-7080, é possível solicitar serviços como poda de árvore, remoção de entulho, limpeza de bueiros e tapa-buraco, realizar agendamentos para atendimento em órgãos da prefeitura, e registrar queixas e sugestões direcionadas à melhoria dos serviços públicos.

O serviço funciona 24 horas, inclusive sábados e domingos, é 100% informatizado e integrado às secretarias municipais. A Central 156 recebe, em média, 6 mil ligações por semana.

publicidade

O processo é simples: o cidadão entra em contato com a Central 156 e, quando se trata de informação, o atendimento é feito na hora. Se for uma solicitação de serviço, um protocolo de atendimento é registrado e enviado automaticamente para a secretaria ou órgão responsável pela execução do serviço.

Quando a solicitação do cidadão for respondida pelo órgão municipal responsável, a Central 156 entra em contato com o munícipe para informá-lo da resposta.

Há casos em que uma determinada solicitação não diz respeito aos serviços prestados pela prefeitura. Mesmo assim, a Central 156 faz o trabalho de orientação do cidadão, ou seja, informa onde ele deve realizar sua solicitação, que pode ser na Sabesp, AES Eletropaulo, Defensoria Pública, Procon e Poupatempo, entre outros.

publicidade

As ligações para o 156 podem ser feitas de telefone fixo ou celular. Ao todo, 60 profissionais trabalham no atendimento ao público. O serviço é prestado à Prefeitura pela empresa Instituto Curitiba de Informática.

Principais serviços solicitados*:

Manutenção da Iluminação Pública

publicidade

Poda de árvore

Coleta de entulho

Serviço de tapa-buraco (pavimento asfáltico)

publicidade

Desentupimento de bueiros (boca de lobo)

Manutenção de praças e parques

Remoção de carros abandonados

publicidade

Denúncia de obras irregulares

Denúncia de despejo irregular de lixo e entulho

Principais informações solicitadas*:

publicidade

Endereço e telefone de repartições públicas (escolas, postos de saúde, bibliotecas, etc.)

Informações sobre eventos realizados pela prefeitura

Informações sobre programas sociais

publicidade

Telefones úteis (Guarda Civil Municipal, Bombeiros, SAMU, etc.)

Agendamentos realizados na Central 156

Agendamento para atualização de informações de Programas Sociais (Bolsa Família etc.)

publicidade

Agendamento para entrada no Seguro Desemprego

Agendamento para tirar Carteira de Trabalho

* Fonte: Prefeitura de Osasco

publicidade

Serviço

Além do atendimento telefônico (156 ou 3651-7080), o cidadão pode entrar em contato com a Central 156 via chat no site da Prefeitura (www.osasco.sp.gov.br) ou pelo e-mail:  [email protected]

publicidade