Osasco ganha 30 novos ônibus e torna frota 100% acessível

0

1-ÔnibusA zona Norte de Osasco recebeu, na quarta, 29, 30 novos ônibus da Viação Urubupungá, uma das duas companhias responsáveis pelo transporte coletivo da cidade. Com a entrega, o transporte público de município passa a ser 100% acessível, com ônibus adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

publicidade

A renovação da frota faz parte do novo contrato de concessão de serviços municipais de transportes, que determina ainda que o tempo de uso não ultrapasse seis anos. “Esses novos ônibus oferecem mais segurança e conforto para nossa população. Além de ter acessibilidade e boa qualidade, melhoram cada vez mais o transporte público de Osasco”, disse o prefeito Jorge Lapas (PDT).

Os ônibus são da marca Mercedez-Benz, ano 2016, modelo Caio Apache Vip, com motor eletrônico dianteiro Euro 5, que oferece melhor desempenho. A novidade é o sistema de suspensão pneumática, que proporciona mais conforto aos passageiros e menores níveis de ruídos. Contam com 3 câmeras de monitoramento. Duas internas, para coibir assaltos, e uma externa, que filma o trajeto percorrido pelo veículo, que também pode ser utilizada em caso de acidentes de trânsito ou qualquer outro tipo de irregularidade.

publicidade

O novo sistema de fechamento de porta é elétrico, com sensores que não permitem o fechamento em caso de obstrução, evitando que o passageiro seja prensado durante o fechamento. Além disso, os carros são equipados com dois bancos para pessoas obesas, alças de segurança, balaústres táteis que facilitam a locomoção dos passageiros com deficiência visual e itinerário eletrônico branco que auxilia a leitura à longa distância, principalmente durante a noite. Todos os veículos também atendem às novas normas ambientais, que exigem a redução de 80% nas emissões de material particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação ao padrão atual, por meio da adição do reagente ARLA (agente redutor líquido automotivo) no motor.

publicidade

Comentários