Início Cidades População e poder público debatem soluções

População e poder público debatem soluções

0

A babá Eliana Aparecida pede implantação de creche no bairro / Foto: Eduardo Metroviche
A babá Eliana Aparecida pede implantação de creche no bairro / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

Leandro Conceição

Dezenas de moradores esperam a vez em fila para usar o microfone e fazer suas solicitações para o bairro a uma plateia formada pelo prefeito, Jorge Lapas (PT), o vice, Valmir Prascidelli (PT), secretários e vereadores. Há reivindicações para diversas áreas: educação, saúde, transporte, trânsito, segurança, lazer, obras etc.
É mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP), desta vez no Jardim Piratininga, zona Norte de Osasco, na noite de quarta-feira, 15, na EMEF Benedito Weschenfelder. Implantado em 2005, o OP visa a participação popular na discussão e execução do orçamento municipal.

“É oportunidade de falar as verdades direto ao prefeito”

“É uma iniciativa importante porque a população reivindica diretamente ao prefeito, aos secretários, vereadores, os seus direitos, o respeito a seu bairro, sua região. É uma oportunidade de falar as verdades diretamente ao prefeito”, avalia o aposentado João Tertuliano, que cobra melhorias na área da saúde na região.
A família da babá Eliana Aparecida Rocha Silva quer a implantação de uma creche na área, além de mais vigilância e fiscalização no trânsito, já que, diz, muitos motoristas têm abusado da velocidade e colocado pedestres em risco. “Espero que o que a gente discutiu aqui tenha uma resposta. Mesmo que não dê para fazer, pelo menos é uma resposta”, afirma.

publicidade

Ações
O prefeito Jorge Lapas anotou as solicitações e falou sobre ações realizadas no município nos cinco primeiros meses de mandato, como a implantação de projetos habitacionais e canalização de córregos.
Outro tema destacado foram as negociações, junto ao governo do estado, para a implantação de novas entradas em Osasco, em um projeto que prevê a construção de um viaduto para ligar a rodovia Castelo Branco à avenida Maria Campos; e o projeto de implantação de um corredor viário ligando os bairros da zona Norte, o Vianorte, para o qual vem negociando recursos junto ao governo federal.

As plenárias do Orçamento Participativo começaram dia 30 de abril e vão até 29 de junho. No total, serão realizadas plenárias em 20 regiões da cidade.

OP – próximas plenárias

publicidade

– 17 de maio, às 19h – EMEF Prof. Anésio Cabral: rua Venezuela, 231 – Jd. Umuarama
– 20 de maio, às 19h – EMEF Marina Von Putt Kammer Melli: rua Agemiro Satiro, 330 – Parque Cachoeirinha
– 22 de maio, às 19h – EMEIEF Elio Aparecido da Silva: rua Almirante Tamandaré, 23 – Jd. Platina
– 24 de maio, às 19h – CRAS Vila Yara: Rua Benedito Soares Fernandes, 07 – Vila Yara

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorObras em hospital causam polêmica
Próximo artigoEncontro traz dicas de mecânica de veículos