População e poder público debatem soluções

0

A babá Eliana Aparecida pede implantação de creche no bairro / Foto: Eduardo Metroviche
A babá Eliana Aparecida pede implantação de creche no bairro / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

Leandro Conceição

Dezenas de moradores esperam a vez em fila para usar o microfone e fazer suas solicitações para o bairro a uma plateia formada pelo prefeito, Jorge Lapas (PT), o vice, Valmir Prascidelli (PT), secretários e vereadores. Há reivindicações para diversas áreas: educação, saúde, transporte, trânsito, segurança, lazer, obras etc.
É mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP), desta vez no Jardim Piratininga, zona Norte de Osasco, na noite de quarta-feira, 15, na EMEF Benedito Weschenfelder. Implantado em 2005, o OP visa a participação popular na discussão e execução do orçamento municipal.

“É oportunidade de falar as verdades direto ao prefeito”

publicidade

“É uma iniciativa importante porque a população reivindica diretamente ao prefeito, aos secretários, vereadores, os seus direitos, o respeito a seu bairro, sua região. É uma oportunidade de falar as verdades diretamente ao prefeito”, avalia o aposentado João Tertuliano, que cobra melhorias na área da saúde na região.
A família da babá Eliana Aparecida Rocha Silva quer a implantação de uma creche na área, além de mais vigilância e fiscalização no trânsito, já que, diz, muitos motoristas têm abusado da velocidade e colocado pedestres em risco. “Espero que o que a gente discutiu aqui tenha uma resposta. Mesmo que não dê para fazer, pelo menos é uma resposta”, afirma.

Ações
O prefeito Jorge Lapas anotou as solicitações e falou sobre ações realizadas no município nos cinco primeiros meses de mandato, como a implantação de projetos habitacionais e canalização de córregos.
Outro tema destacado foram as negociações, junto ao governo do estado, para a implantação de novas entradas em Osasco, em um projeto que prevê a construção de um viaduto para ligar a rodovia Castelo Branco à avenida Maria Campos; e o projeto de implantação de um corredor viário ligando os bairros da zona Norte, o Vianorte, para o qual vem negociando recursos junto ao governo federal.

publicidade

As plenárias do Orçamento Participativo começaram dia 30 de abril e vão até 29 de junho. No total, serão realizadas plenárias em 20 regiões da cidade.

OP – próximas plenárias

– 17 de maio, às 19h – EMEF Prof. Anésio Cabral: rua Venezuela, 231 – Jd. Umuarama
– 20 de maio, às 19h – EMEF Marina Von Putt Kammer Melli: rua Agemiro Satiro, 330 – Parque Cachoeirinha
– 22 de maio, às 19h – EMEIEF Elio Aparecido da Silva: rua Almirante Tamandaré, 23 – Jd. Platina
– 24 de maio, às 19h – CRAS Vila Yara: Rua Benedito Soares Fernandes, 07 – Vila Yara

Comentários