Recordar, comemorar e planejar

0

Nesta semana quatro cidades na nossa região viraram mais uma página de sua história. Itapevi, Embu das Artes e Taboão da Serra, que completam 56 anos cada, e a caçula desse grupo, Osasco, que chega aos 53 anos. Do hasteamento da bandeira a solenidades e shows, os municípios aproveitam o período para relembrar sua história, comemorar sua “independência” — a Emancipação Político-Administrativa — e fazer balanços acerca de seu progresso.

publicidade

Em comum, as quatro cidades compartilham o fato de estarem próximas da Capital, numa macrorregião que encabeça a maioria dos rankings de crescimento econômico e demográfico do estado, estão sendo castigadas pela crise hídrica e vivem o desafio de buscarem o desenvolvimento com sustentabilidade. E isso não é pouco.

Municípe deve aproveitar momento para conhecer planejamento e metas

Quando completou seu cinquentenário, a cidade de Osasco marcou história lançando o projeto “Osasco 50 Anos”. Criou, ali, indicadores e metas que pautariam as ações dos próximos prefeitos visando os próximos cinquenta anos do município. À época, o engenheiro e então secretário Jorge Lapas ficou conhecido como “arquiteto” do programa.

publicidade

Agora, prefeito, tem a chance de consolidar os passos iniciais da jornada, que incluem grandes intervenções para melhorar a mobilidade urbana, deslocamento do centro administrativo para uma área mais afastada do centro e com melhor infraestrutura, incremento de programas habitacionais, programas de vocação empresarial e econômica da cidade, entre muitos outros.
A gestão Lapas certamente não será suficiente para concretizar todos os planos. Mas fica a dica para cada munícipe: aproveitar esse momento solene do aniversário da cidade para se apropriar desse planejamento, conhecer suas metas e indicadores, para cobrar e incentivar de fato todas as próximas gestões rumo a esse futuro.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInscrições abertas para cursinho Pré-Vestibular
Próximo artigoFrases