Semana do Sindicalista traz reflexão sobre o movimento sindical

0

O presidente do Secor, José Pereira Neto
O presidente do Secor, José Pereira Neto

publicidade

Em 2008, o então prefeito de Osasco Emidio de Souza, consciente da importância do movimento sindical e do papel fundamental do sindicato para todos trabalhadores, sancionava a Lei nº 4223, que acrescentava ao calendário do município a Semana do Sindicalista em Osasco. Assim, na semana do dia 16 de junho é comemorada a data.

O Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor), com quase quatro décadas de história, acredita que o movimento sindical tem um papel ativo na condução da vida do trabalhador e de sua valorização.

publicidade

Nossa cidade vem desenvolvendo um papel histórico dentro do movimento sindical. Nossos sindicatos não trabalham apenas individualmente, voltados apenas para suas categorias específicas, mas também visam os trabalhadores como algo único. Foi isso que pudemos ver nas manifestações em julho e agosto de 2013, quando centrais sindicais, sindicatos e trabalhadores tomaram as ruas de Osasco por um motivo em comum: a valorização, respeito e vida digna da classe trabalhadora. Em uníssono, as principais reivindicações pediam o fim do fator previdenciário; extinção da PL das Terceirizações; e jornada de 40 horas semanais sem desconto no salário.

O papel social do sindicato é indispensável para a vida em sociedade. Além do trabalho em conjunto entre as entidades, cada sindicato sabe as particularidades de sua categoria. E, assim, buscam a melhor negociação possível durante e fora das Campanhas Salariais, além de lutar pela ampliação de benefícios ao trabalhador e, muitas vezes, seus familiares.

publicidade

Já conquistamos muito, mas ainda há muito trabalho pela frente! Sindicatos e trabalhadores unidos podem muito mais. Assim, todos ganham com a representação sindical.

Comentários