Veja fotos do desfile de 7 de Setembro, que reuniu mais de...

Veja fotos do desfile de 7 de Setembro, que reuniu mais de 30 mil pessoas em Osasco

3
Compartilhar

Com o tema “Osasco de cores e sabores, revive seus valores”, o desfile de 7 de Setembro em Osasco reuniu milhares de  pessoas na Avenida dos Autonomistas.

Publicidade

FOTOS: SERGIO GOBATTI
Cerca de 30 mil pessoas, entre munícipes que assistiram e os participantes do desfile passaram pela Autonomistas no Dia da Independência.
“Uma festa linda, um exemplo de cidadania com mais de 12 mil pessoas desfilando. Assim foi o nosso 7 de Setembro. Quero agradecer aos alunos, professores e toda equipe que trabalhou incansavelmente para a sua realização”, disse o prefeito Rogério Lins.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Paula Rossi, o diferencial do desfile este ano foi a integração dos alunos das escolas municipais para criarem bandeiras. “Além do tema central do desfile, cada escola criou sua bandeira contando a história da unidade e comunidade escolar”, contou.
A programação começou às 8h com o hasteamento das bandeiras em frente à Câmara Municipal. O prefeito Rogério Lins e o presidente do Legislativo, Elissandro Lindoso, hastearam a bandeira do município; o major Flávio Zijeberg Bambino, comandante da 5ª Bateria de Artilharia Antiaérea, a do Brasil; e o capitão PM Gilmar Oliveira, representando o coronel José Marcelo Macedo, comandante do CPA/M-8, a do Estado de São Paulo.

Na sequência, as autoridades seguiram para a concentração do desfile, que teve início após o prefeito e o major passarem a tropa em revista e seguirem para o palanque.
O desfile contou com a participação das unidades militares, seguidas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, alunos de 56 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), além da Escola Especial Edmundo Burjato, escolas da rede particular, entidades e associações.
Na avenida, as escolas municipais retrataram a história da cidade e a influência dos imigrantes no desenvolvimento. Por exemplo, a EMEIF Saad Bechara contou como foi a chegada dos portugueses; a EMEF Professora Cecília Correa Castelani mostrou o encontro de muitas culturas e civilizações vindas de vários continentes e que esse encontro resultou em contribuições étnicas que influenciaram a construção da nossa cultura e identidade.
A EMEF José Martiniano de Alencar trouxe informações sobre o período em que Osasco foi habitada por tribos indígenas como os povos do tronco tupi-guarani. Os alunos representaram quatro povos: tribo Tenende Pora (etnia Guarani), tribo Krukutu (etnia Guarani), tribo Jaraguá (etnia Guarani) e Pankararu (etnia Pankararu).

FOTOS: IVAN CRUZ

Compartilhar

Comentários