Visão Atenta

0

PSD
O lançamento oficial da dobrada Délbio Teruel, candidato a deputado federal, e Police Neto, a deputado estadual, está marcado para a próxima segunda-feira, 28, no Clube Hortência. O evento foi anunciado pelo PSD de Osasco, que não cita o deputado estadual Osvaldo Vergínio, que tenta a reeleição pelo partido.

publicidade

Entrevistas
De acordo com decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o candidato à reeleição pode dar entrevista em qualquer meio de comunicação em razão do cargo que ocupa, sem que isso caracterize vantagem eleitoral. O candidato ao governo do estado Paulo Skaf (PMDB) havia questionado entrevista que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deu à rádio Jovem Pan, mas a juíza Cláudia Lúcia Fonseca Fanucchi considerou que a entrevista foi em função do cargo.

Argumentos
“Se o legislador constituinte passou a permitir a possibilidade de reeleição específica, e não impôs a desincompatibilização como condição de elegibilidade, é porque não vislumbrou nessa situação qualquer afronta à igualdade entre os candidatos e à lisura do processo eleitoral”, afirmou a juíza. A coligação de Paulo Skaf havia argumentado que as entrevistas têm caracteristica de propaganda eleitoral. “Fazem propaganda por meio de entrevista, nas quais as perguntas amistosas são utilizadas para demonstrar o que se fez e o que se fará”, argumentou o PMDB.

publicidade

Tiririca
Outra situação na qual o TRE se deparou recentemente foi a participação do deputado federal Tiririca no famoso comercial do site de vendas Bom Negócio.com. Nesse caso, a propaganda foi retirada do ar, pois, de acordo com o juiz Carlos Eduardo Cauduro Padin, Tiririca seria privilegiado com a “fixação do nome da imagem na memória popular”.

publicidade

Comentários