Após incêndio, famílias lutam para reconstruir suas casas

0
enário de destruíção toma conta do local após as chamas
Após incêndio, famílias lutam para reconstruir suas casas / Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ocupação Esperança// Fogo atingiu 300 das 500 casas e deixou centenas de famílias desabrigadas

publicidade
enário de destruíção toma conta do local após as chamas
Após incêndio, famílias lutam para reconstruir suas casas / Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil

William Galvão

Cerca de 300 famílias ficaram desabrigadas após o incêndio de grandes proporções que atingiu a Ocupação Esperança, no bairro da Santa Fé, em Osasco, na última terça-feira, 13. Os moradores, organizados pelo movimento Luta Popular, com ajuda do Fundo Social de Solidariedade de Osasco já planejam a reconstrução de tudo.

publicidade

O fogo queimou cerca de 80% da favela, que contava com aproximadamente 500 barracos e casas de alvenaria e deixou três pessoas com ferimentos leves. Morador da comunidade, Ari é um dos que não tiveram sua casa inflamada. “Participo da associação e estamos todos juntos”, disse. “Bem material a gente conquista, eu não perdi nada, estou com minha família, minhas filhas, todos com saúde e é o que importa”.

A causa do incêndio ainda é incerta. O Corpo de Bombeiros já descartou a hipótese de curto circuito e afirmou que “quem vai poder fazer uma análise precisa será a Polícia Civil”. As pessoas desalojadas estão acomodadas, por enquanto, algumas no Ginásio Esportivo Henrique Alves Moraes, no Jardim Baronesa, outras resistem no local. A comunidade precisa de doações de itens básicos como água, comida, cobertores, roupas, itens de higiene pessoal, até itens como móveis, colchões, camas e material para construção (veja abaixo onde doar).

publicidade

rr_incendio_comunidade_ocupacao_esperanca_foto_rovena_rosa_agenciabrasil-8

Batalha judicial acontece há três anos entre moradores e proprietário

O incêndio aconteceu uma semana após a Prefeitura de Osasco emitir o decreto nº 11.351 intervindo contra a reintegração de posse que havia sido solicitada pelo proprietário do terreno, em nome da empresa de cosméticos KJ Kady Jacqueline LTDA, e que deveria ocorrer em até 90 dias a partir de julho desse ano. Os moradores travaram uma batalha judicial com o proprietário do terreno desde 2013.

A Prefeitura emitiu decreto no dia 6, declarando o terreno de interesse social para o desenvolvimento de projetos habitacionais. A administração pública se comprometeu com as famílias na tentativa de aprovar a execução do programa Minha Casa Minha Vida na área.
“É estranho o fogo ter acontecido em um momento tenso como esse”, disse o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PDT). “Estamos muito preocupados com isso, mas estamos aqui para estender as mãos. Está toda a prefeitura mobilizada”, acrescentou. Ele disse que a prefeitura continua com a intenção de construir moradias nesse mesmo terreno, negociando com o proprietário.

rr_incendio_comunidade_ocupacao_esperanca_foto_rovena_rosa_agenciabrasil-6

Pontos de doação
Ginásio Esportivo Baronesa – rua Duke Ellington, 530, Jardim Baronesa, Osasco

EPPEN/UNIFESP – Osasco –rua Angelica, 100, Jardim das Flores, ao lado só Sesi Osasco.

Fundo Social de Osasco – av. Bussocaba, 140, Centro de Osasco. Tel: 3652-9400

São Paulo – Espaço Kiwi Cia de Teatro – rua Frederico Abranches, 189, Santa Cecília.

Direto na Ocupação Esperança – Estrada Alpina, Santa Fé (Ponto final da linha municipal do ônibus Santa Fé / Saída 17 da rodovia Anhanguera, na estrada de terra ao lado da empresa Dacarto)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFrases: relembre declarações que marcaram a semana
Próximo artigoGiro das Cidades