Início Opinião Artigo – 54 anos de Osasco e a evolução do movimento sindical...

Artigo – 54 anos de Osasco e a evolução do movimento sindical na cidade

0

8-netoJosé Pereira Neto, presidente do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor). Leia a íntegra no site do Visão Oeste

publicidade

Ao comemorarmos 54 anos de emancipação de Osasco, relembramos o movimento sindical de nossa cidade, que, a cada dia, demonstra dedicação, garra e compromisso, com os trabalhadores. Lutamos pelo fim da ditadura e nossa liberdade de manifestar; brigamos pelo direito à greve e continuamos atuando pela conquista de direitos e dignidade para as categorias da cidade.

Em 1964, as organizações operárias já tinham força em suas reivindicações políticas e econômicas. No entanto, após o golpe militar, os brasileiros sofriam com as leis que impediam a livre organização e a luta da classe operária, causando o regresso dessas lutas. É neste contexto que a greve de Osasco, em 1968, se torna um dos marcos mais importantes da história do movimento sindical e da luta da classe operária de todo o Brasil.

publicidade

Movimento sindical, assim como sua organização, liberdade e autonomia, marcou nossa história

O movimento sindical, assim como sua organização, liberdade e autonomia, marcou nossa história. Na época, nosso Sindicato era a Associação Profissional dos Empregados do Comércio de Osasco (APECO) e era presidido por Inácio Santamaría Garcia. Com o tempo, passamos a participar de lutas gerais da classe trabalhadora, grandes greves e do movimento social da região, além de ampliar nossa representação.

Sindicatos de grande representatividade começaram a surgir e a nossa união traz cada vez mais conquistas para a cidade e seus trabalhadores. A história da greve sobrevive até hoje, assim como o movimento sindical da região, que não abaixa a cabeça para ninguém! Osasco completa 54 anos de muita luta e dedicação junto aos trabalhadores, valores que nos levaram ao reconhecimento nacional como a “Cidade Trabalho”.

publicidade