Início Cidades Árvores do centro histórico de Santana de Parnaíba serão identificadas com QR...

Árvores do centro histórico de Santana de Parnaíba serão identificadas com QR Code

2
santana de parnaíba
As quotas dos tributos estaduais repassados a Santana de Parnaíba, em 2021 e nos primeiros meses de 2022, superaram os R$ 320 milhões. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Santana de Parnaíba vai catalogar todas as árvores localizadas no centro histórico da cidade, com a implementação de QR Code. Ação faz parte do censo arbóreo inédito, que deve ser concluído até o segundo semestre.

publicidade

O projeto teve início em janeiro deste ano, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que é a responsável pelo projeto. Agora, os técnicos da empresa contratada para a realização do trabalho, estão fazendo o levantamento em campo das árvores.

santana de parnaíba árvores
Trabalho faz parte do censo arbóreo que está sendo realizado no centro histórico / Foto: Divulgação

Veruska Carvalho, secretária do Meio Ambiente e Planejamento, explica que o objetivo do trabalho é levantar a situação de todas as árvores do centro histórico, quais precisam de poda, entre outros cuidados. “É um trabalho importante para fazer a manutenção preventiva necessária e evitar incidentes”, disse a secretária.

publicidade

As árvores que serão catalogadas estão localizadas em uma área de 635 m². Após esta etapa, será criado um banco de dados que permitirá ao município a realização do gerenciamento de cada árvore. O censo também permitirá identificar as áreas do centro histórico de Santana de Parnaíba que precisam ser arborizadas.

árvores santana de parnaíba qr code
População também terá acesso às informações / Foto: Divulgação

Após a conclusão do levantamento as árvores catalogadas receberão um QR Code, que armazenará todas as informações da árvore, como espécie, se é nativa do Brasil, se é nativa da região, a situação dela e se necessita de poda preventiva ou corretiva.

publicidade

As informações contidas no QR Code poderão ser acessadas por qualquer pessoa que passe pela rua. “O objetivo é que a população também possa ter as informações das árvores da sua rua, do seu bairro e ver se elas apresentam algum risco”, explicou a Daniel Queiroz, técnico da Secretaria do Meio Ambiente de Santana de Parnaíba.

Inicialmente, os trabalhos incluem apenas as árvores localizadas nas ruas do centro histórico e não envolvem matas e reservas localizadas no município. No entanto, a Prefeitura da cidade também pretende fazer o censo arbóreo em todos os bairros da cidade.

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, existem comentários e perguntas feitas na secretária do meio ambiente, mas não há respostas, além disso, fui na secretaria do meio ambiente para conseguir algumas informações referentes a projetos de rearborização da secretaria, e ninguém sabia me informar. O projeto foi idealizado pela secretaria do meio ambiente, conforme li no jornal, Folha de Alphaville:
    Prefeitura de Parnaíba cria projeto Arborizar
    Programa entregará mudas de árvores gratuitamente para moradores
    12/02/2021 08:30 • Atualizado 12/02/2021 08:16

  2. Boa tarde, sou moradora do centro de Santana de Parnaíba e tenho percebido a supressão de muitas árvores, para construção do centro esportivo, de parques, do centro médico hospitalar e até para a construção dos novos prédios da prefeitura e do meio ambiente, além da ampliação da estrada que liga Santana de Parnaíba a Alphaville.
    Gostaria de saber se será realizado o plantio compensatório?
    Além disso, gostaria de saber se na pista de caminhada do centro da cidade, existe a intenção de plantar árvores?
    Agradeço a atenção enquanto aguardo a resposta.
    Mônica de Melo Martins

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCarapicuíba inicia testagem de covid-19 no terminal da EMTU
Próximo artigoSeleção com vagas de operador de atendimento em Barueri será amanhã (24)