Assistência Social de Osasco realiza operação para levar moradores de rua a albergues em dias frios

0
moradores de rua osasco
Equipes da Secretaria de Assistência Social realizarão as abordagens nas ruas / Foto: Jonathan Augusto

A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco realiza a Operação Inverno, com abordagem noturna de pessoas em situação de rua para tentar convencê-las a ir ao albergue, o que muitos resistem. Também são oferecidos cobertores e roupas de frio aos que não aceitam passar a noite em um dos espaços de acolhimento.

publicidade

A iniciativa foi elogiada pela vereadora Elsa Oliveira (Podemos) na sessão de terça-feira (22) da Câmara Municipal. “A Secretaria tem um olhar muito especial às pessoas em situação de rua, que infelizmente, em uma abordagem social não querem ir para o acolhimento e querem continuar nas ruas”, declarou a parlamentar, que apresentou uma Moção de Reconhecimento à SAS.

A ação ocorre sempre que a temperatura for igual ou inferior a 13 graus. “Vai uma equipe para conversar e conscientizar essas pessoas para que não corram riscos, até mesmo de morte, como aconteceu no ano passado em São Paulo, quando moradores de rua morreram devido ao frio”, continuou Elsa.

publicidade
elsa oliveira vereadora osasco
Vereadora Elsa Oliveira / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além dos três centros de acolhimento para as pessoas em situação de rua, Osasco abriu 30 vagas em um hotel para que esse público possa passar a noite. O encaminhamento às vagas, que ficarão disponíveis até 15 de setembro, é realizado pelas equipes da SAS.

Prioridade na vacinação

A vereadora comentou ainda que pediu a inclusão dos profissionais da assistência social nos grupos prioritários da vacina contra a covid-19. A solicitação foi apresentada na Câmara Municipal por meio de uma indicação.

publicidade

“Esse profissionais são essenciais e precisam ser vacinados. A gente sabe que isso depende do governo estadual, mas fiz essa indicação e pedi para que todos os profissionais que atuam nos CRAS que sejam imunizados”, finalizou.

INDIGNAÇÃO E DEBATE// Após morte de motociclista, vereadores pedem mais fiscalização contra cerol em Osasco

 

Comentários