Início Opinião “Bolsa estupro” é a discussão não realizada

“Bolsa estupro” é a discussão não realizada

0

A aprovação, nesta semana, do Projeto de Lei (PL) 478/2007, o chamado “Estatuto do Nascituro”, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, aconteceu sob fogo cruzado de grupos feministas e religiosos. A tramitação ainda tem um longo caminho pela frente. O projeto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir ao Plenário, e então, se aprovado, ser encaminhado à votação no Senado.
A ideia é dar ao embrião os direitos de uma criança nascida e criar o que já está sendo apelidado de “bolsa-estupro”: um benefício para mulheres que decidirem ter o filho, apesar de ser fruto de um crime.

publicidade

O que pensa a sociedade em geral, considerando o Brasil um país laico?

A ideia da proteção jurídica ao feto, ainda no ventre, por si só, não parece ruim. Um atropelamento criminoso ou outro crime que desse causa a um aborto teria, por exemplo, pena mais severa. O problema é a chance de colocar em suspeição qualquer gestante que, por infortúnio, sofra um aborto espontâneo. Ou, pela falta de clareza do texto original, como temem as feministas, transformar o benefício numa ferramenta de pressão às mulheres para que mantenham uma gestação indesejada.

Há ainda outras preocupações, entre elas a humilhação às quais vítimas de estupro podem ser submetidas, considerando um improvável interesse no auxílio financeiro, ou o potencial de expor a vítima ou a criança a algum vínculo econômico em relação ao autor do crime.

publicidade

Contudo, a grande polêmica em torno do Estatuto é o fato de que ele representa uma discussão não realizada: o que pensa sobre o assunto a sociedade em geral, considerando o Brasil um país laico, livre e democrático? Enquanto a classe política se esquivar dessa discussão e da oportunidade de adotar regras claras, tudo o mais será razão para protestos dos extremos em todas as pontas do tema.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisão Atenta
Próximo artigoJustiça deve condenar o governo por manipular o FGTS