Início Cidades Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa no sábado, 15, com meta...

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa no sábado, 15, com meta de vacinar 12 milhões de crianças

0
Ministério da Saúde altera calendário de vacinação 2016
São alterados esquemas de vacinação contra polio, miningite, pneumonia e HPV oto: Rodrigo Petterson

Além da vacinação contra a pólio, haverá mobilização para atualização das cadernetas / Foto: Rodrigo Petterson
Além da vacinação contra a pólio, haverá mobilização para atualização das cadernetas / Foto: Rodrigo Petterson

publicidade

Neste sábado, 15, acontece o Dia D de mobilização de mais uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil. Até o dia 31 deste mês, a meta do Ministério da Saúde é imunizar em todo o país 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.
A ida à unidade de saúde mais próxima também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar as vacinas dos menores de cinco anos, com avaliação da caderneta de vacinação e orientações aos pais. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança.

Só no estado, 2,3 milhões de crianças devem ser imunizadas

Só no estado de São Paulo a meta é que 2,3 milhões e crianças sejam imunizadas. A Grande São Paulo – com exceção da Capital – tem 379,7 mil crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.
Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina, cuja eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%, de acordo com o Ministério da Saúde.

A poliomielite

publicidade

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015, o que acendeu o sinal de alerta para reafirmar a importância da vacinação para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

publicidade