Início Cidades Carapicuíba Cardápio da merenda em Carapicuíba agora fica disponível on-line

Cardápio da merenda em Carapicuíba agora fica disponível on-line

0
merenda Carapicuíba
(Foto: divulgação)

A Prefeitura de Carapicuíba apresenta agora, em seu site, o cardápio da merenda servida nas escolas da rede municipal de ensino. Pelo serviço “Cardápio on-line”, qualquer cidadão pode conferir na Internet em detalhes os ingredientes e pratos diários das refeições servidas nas escolas.

publicidade

A ação é uma iniciativa da Secretaria da Educação de Carapicuíba, através do Departamento de Alimentação Escolar (Depae). Para realizar o acesso, basta entrar na página da Prefeitura e clicar no ícone Cardápio on-line. Lá constam todos os alimentos, bem como seus acompanhamentos, com os dias da semana a serem distribuídos. Os cardápios estão disponíveis de acordo com a fase escolar: Berçário I, Berçário II, Maternal, Maternal Parcial, Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental).

Segundo a prefeitura, os cardápios são elaborados pela equipe de nutrição da Secretaria, formulados de acordo com cada faixa etária. Para suprir as necessidades nutricionais dos alunos, são priorizados os alimentos in natura e frescos.

publicidade

Os pratos incluem carnes, legumes, verduras e frutas, numa alimentação equilibrada em nutrientes, auxiliando o crescimento e o desenvolvimento das crianças. A secretaria alerta, contudo, que alguns alimentos podem ser substituídos devido à sua sazonalidade, ou ainda por conta de imprevistos junto a fornecedores. Mas a substituição será realizada por produtos do mesmo valor nutricional, garante a Prefeitura.

Segundo a nutricionista responsável técnica, Eimy Oliveira, a qualidade na alimentação escolar também está vinculada ao trabalho constante de fiscalização junto aos fornecedores, que passam periodicamente pela análise da procedência de seus produtos, qualidade nutricional, conservação e transporte.

publicidade

Cardápios especiais

Além do cardápio diário regular da merenda, Carapicuíba conta com um serviço de cardápio adaptado para crianças que apresentam restrições alimentares.

Nestes casos, os pais ou responsável precisam apresentar um laudo médico à direção da escola. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a equipe de nutrição já atende estudantes com intolerância à lactose, alergia a proteína do leite de vaca, colesterol elevado, diabetes, intolerância ao glúten, alergia a corantes e ovos, obesidade e refluxo.

Para seguir as substituições no momento das refeições, os alimentos utilizados são sucos de soja, achocolatados dietéticos, leite desnatado, suco de soja, biscoitos sem lactose e glúten, adoçante natural e fórmulas infantis especializadas.

Comentários