Início Saúde Diclofenaco e Ibuprofeno aumentam risco de infarto em 30%, diz pesquisa

Diclofenaco e Ibuprofeno aumentam risco de infarto em 30%, diz pesquisa

0

Um estudo divulgado pela revista científica European Heart Journal apontou que medicamentos para combater dores e inflamações podem colocar em risco a saúde do coração.

publicidade

A pesquisa apontou que o uso dos anti-inflamatórios não-esteroides, conhecidos pela sigla AINEs, diclofenaco e ibuprofeno, estão associados a um aumento no risco de infarto.
Essa é a segunda vez que essa categoria de remédios é relacionada a problemas cardíacos. Em setembro de 2016, outro levantamento associou os AINEs a um risco aumentado de insuficiência cardíaca.

Foram analisadas paradas cardíacas registradas na Dinamarca em um período de nove anos, entre 2001 e 2010. Do total de 29 mil pessoas que sofreram uma parada cardíaca, 3 mil delas haviam utilizado um anti-inflamatório desse tipo até 30 dias antes do ataque — o que equivale a 12% do total.

publicidade

O levantamento mostrou que os mais consumidos naquele país antes do evento cardiovascular eram o ibuprofeno (51%) e o diclofenaco (21%).
O estudo apontou ainda que o aumento do risco de parada cardíaca com o uso do ibuprofeno supera os 30%, enquanto o uso do diclofenaco pode aumentar a incidência em 50%. Os especialistas alertam que aqueles que têm diagnóstico de doença cardiovascular, como hipertensão, devem ter cuidado redobrado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSociedade em Visão
Próximo artigoSaúde incorpora medicinas complementares ao SUS