O pensamento estratégico é uma das principais chaves para atingir os objetivos traçados para as mais diversas áreas, sendo essencial para o crescimento pessoal, profissional e realização de sonhos.

publicidade

A facilitadora e palestrante Allessandra Ferreira, da empresa AlleaoLado, dá dicas simples para você aproveitar que está chegando o clima de renovação da virada do ano para tirar do papel a sua lista de desejos.

Entre elas estão investir no autoconhecimento, por meio da leitura, cursos, terapia, diálogos. “As pessoas precisam ampliar a percepção a respeito de si, para identificar quais as necessidades precisam ser atendidas e se sentirem confortáveis com a vida”, explica a facilitadora.

publicidade
Olhar para o futuro próximo

Outra dica é olhar para o futuro próximo. Períodos menores, entre três, cinco e dez anos permitem criar o planejamento adequado para o sucesso.

Também é fundamental definir bem os objetivos e escrever tudo. Ao colocar no papel (ou em uma planilha) os objetivos, prazos e o plano de ação, fica mais simples monitorar passos e identificar possíveis oportunidades e riscos.

publicidade

Mas não fique preso: depois de um tempo é aconselhável analisar e monitorar os resultados para possíveis correções.

É preciso cuidado para não dar um passo maior que a perna. Um bom planejamento é aquele possível de ser implantado dentro da realidade.

Porém, caso se decepcione, não pense que tudo está perdido. “A maneira mais rápida de lidar com a frustração é fazer uma análise do que impediu o objetivo de ser realizado, e, posteriormente, verificar o que foi aprendido”, fala Allessandra.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui