Apesar de a cultura da Black Friday ainda ser recente no Brasil, os índices mostram o alto potencial que o evento traz ao mercado.
Um estudo realizado pelo Google apontou que, enquanto em 2012 o percentual de consumidores brasileiros que fizeram compras on-line nesse dia era de 22%, em 2015 o patamar subiu para 64%. Este ano a Black Friday acontece dia 25 de novembro.
A pesquisa ainda revelou que em todo o território nacional, os consumidores on-line já somam quase 40 milhões. Desse número, cerca de três quartos já participaram de alguma edição da Black Friday.
No ano passado, o gasto médio de cada consumidor foi de R$ 1.098. Cerca de 23% dos compradores gastou em média pouco mais de R$ 3 mil, enquanto 54% gastou em média mais de R$ 680. Já 23% gastaram menos de R$ 117.
Expectativa
Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro. Segundo a empresa especializada em e-commerce E-bit, as vendas on-line devem subir cerca de 30%.
Enquanto em 2015 as vendas durante o evento atingiram R$ 1,6 bilhão em apenas um dia, a estimativa para 2016 é de R$ 2,1 bilhão em faturamento.
A pesquisa apontou que 84% dos consumidores on-line afirmam que aguardam a Black Friday para realizar compras. Boa parte dos compradores pretendem antecipar o consumo destinado ao Natal.