Hospital Geral de Carapicuíba promove campanha de Farmacovigilância

0

O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) realiza durante o mês de julho uma campanha informativa sobre Farmacovigilância, iniciativa que fiscaliza o uso de medicamentos, controla e monitora suas reações para garantir segurança aos pacientes.

publicidade

O objetivo principal da Farmacovigilância é reduzir as taxas de morbidade e mortalidade associadas ao uso de medicamentos, detectando precocemente possíveis problemas para os pacientes, além de melhorar a seleção e o uso racional dos medicamentos.

O HGC possui um serviço realizado pela unidade de farmácia para a busca ativa e notificação espontânea de eventos ou reações adversas relacionadas aos medicamentos como desvios de qualidade, perda de eficácia, abuso, intoxicação, uso indevido ou mesmo erros de administração.

publicidade

A indicação do HGC é que os profissionais de saúde notifiquem qualquer evento ou efeito suspeito no uso de medicamentos procurando a equipe de farmacêuticos de plantão, que se encarregarão de investigar o efeito e notificar à vigilância sanitária local.

A vigilância sanitária faz um monitoramento dos eventos de todo o Brasil, e quando há muitas notificações sobre um mesmo medicamento, é o órgão responsável por abrir um processo investigativo, que poderá culminar na intervenção de lote ou até mesmo bloqueio do registro do produto, impedindo sua fabricação.

publicidade

Comentários