Início Cidades Novo albergue é inaugurado no Centro de Osasco

Novo albergue é inaugurado no Centro de Osasco

1
Prefeito Rogério Lins conversa com moradores de rua durante inauguração do novo Albergue Municipal do Centro
Prefeito Rogério Lins conversa com moradores de rua durante inauguração do novo Albergue Municipal do Centro

Na terça-feira, 25 de julho, a Prefeitura de Osasco inaugurou o novo Albergue Municipal – I, na rua Dr. Mariano JM Ferraz, no Centro da cidade. Destinado a acolher moradores de rua, o espaço tem capacidade de atender até 50 pessoas de ambos os sexos. A edificação tem alas masculina e feminina, podendo receber 34 homens e 12 mulheres respectivamente. Segundo a Secretaria de Assistência Social, responsável pelo espaço, essa capacidade subirá para 60 pessoas durante a Operação Inverno.

publicidade

A entrega foi realizada em solenidade com a presença do prefeito Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama, Aline Lins, a vice-prefeita Ana Maria Rossi (que completava 70 anos no dia da inauguração), além de vários secretários e outras autoridades do município.

O novo albergue conta agora com sala de TV, e quartos e banheiros no andar térreo, para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, um destaque que marcou a entrega do novo serviço: o anúncio da parceria que permitirá incluir parte dos moradores no mercado de trabalho. “Firmamos parceria com a Empresa Prepara, que disponibilizou 10 vagas de emprego para os moradores dessa unidade. Somando a essas novas vagas, temos 18 pessoas empregadas”, afirmou o prefeito.

publicidade

Instalações do novo albergue. Foto (Ivan Cruz)
Instalações do novo albergue. (Fotos Ivan Cruz)

Com a inauguração, foi concluída a desativação do antigo albergue do Centro, que ficava na avenida Maria Campos. Em entrevista, Lins ressaltou que a antiga estrutura não tinha condições de atender a população de rua com a qualidade necessária.

publicidade

Além do albergue no Centro, a prefeitura está construindo um novo albergue no Rochdale. “As obras estão bastante avançadas. A nova unidade terá, além das alas diferenciadas para homens e mulheres, um canil e um espaço para guardar as carrocinhas dos moradores”, disse o prefeito. A previsão é de que a obra seja entregue entre janeiro e fevereiro de 2018.

Manifestação na porta

Moradores de rua ensaiaram manifestação na entrada da unidade, dissipada após conversa com prefeito
Moradores de rua ensaiaram manifestação na entrada da unidade, dissipada após conversa com prefeito

Enquanto acontecia a inauguração, um grupo de moradores de rua reuniu-se à entrada do novo albergue. Eles reclamavam não terem sido chamados para ingresso na nova unidade e que esperavam que o local fosse destinado a recém chegados, dada sua localização central na cidade.

De fato, a unidade é chamada porta de saída do sistema – destinada apenas a pessoas que estão prestes a serem reintegradas à vida normal, já fora das ruas.

A manifestação terminou depois que o prefeito recebeu uma comissão formada pelo grupo. Na conversa, ele ouviu os pedidos, esclareceu que a unidade inaugurada deve cumprir o mesmo papel daquela que foi desativada, e que as novas unidades planejadas vão ampliar a capacidade do município em atender essa população em situação de vulnerabilidade social.

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Osasco tem muito por melhorar, mais entendam que o prefeito é um homem comum não o super homem. Ele está tentando a população de osasco não tem noção do caos que estava essa prefeitura quando foi passada pro Rogério Lins. Eu trabalhei em uma casa de Apoio e ia constantemente a reuniões com a prefeitura na administração do lapas a dívida da prefeitura com a casa ultrapassava os 300. 000 mil reais e quem sofria era os funcionários sem pagamentos e os doentes sem tratamento adequado por falta da verba que já fazia 4 anos que não era paga desde a época do Emídio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRoubos de carga dobram em Osasco
Próximo artigoEm Osasco, reintegração de posse nesta quinta deve afetar 500