Osasco, 52 anos

0

Osasco-aérea--Ivan-Cruz-(2)

publicidade

(35)O 11º maior PIB do país

Osasco alcançou o 11º maior PIB nacional e quarto do estado de São Paulo, segundo o IBGE. O município ultrapassou a capital baiana Salvador.
O comércio da cidade é conhecido por ter o Calçadão da Antônio Agu, considerado o segundo maior centro de compras do país, perdendo apenas para a região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo. Às vésperas de datas comemorativas, como o Natal, o Calçadão chega a receber 1 milhão de consumidores por dia.

publicidade

DSC_0050O município também conta com três grandes shoppings centers: União, Osasco Plaza e Supershopping, além de grandes redes de hipermercados.
Com atrativos como estes, o mercado imobiliário é um dos que mais crescem na cidade, com cada vez mais novas ofertas de moradia ou de investimento, como as duas grandes redes de hotéis que estão em construção: Ramada e Ibis.

 

publicidade

teatro-municipal-osascoCultura para todos os gostos e bolsos

Nos últimos anos, as opções de entretenimento cultural na cidade foram ampliadas. O Sesc, no Jardim das Flores, e o Sesi, no Jardim Piratininga, são destaques. Os espaços oferecem, a preços acessíveis, apresentações de grandes nomes da MPB, espetáculos, filmes e cursos, entre outras atrações.

O Teatro Municipal, inaugurado em 1996, está prestes a ser reformado e receberá o nome da ex-Sesc-Osasco--divulgaçãoprimeira-dama Glória Giglio, que morreu no ano passado em um acidente de carro. O teatro já recebeu nomes como João Bosco, Almir Sater, Zé Geraldo e a atriz e diretora Denise Stoklos.
O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud reúne acervo sobre a história da cidade.

Há ainda as diversas salas para conferir os lançamentos do cinema nos três shoppings da cidade.

Molico-divulgaçãoTimes de primeira no futebol e no vôlei

Com times de ponta no vôlei feminino e no futebol, Osasco se destaca cada vez mais no cenário esportivo nacional.
As meninas do Molico/Osasco são as atuais campeãs estaduais e da Copa do Brasil. Além disso, ficaram com o vice no Sulamericano e na última Superliga.

Já no futebol, o Grêmio Osasco Audax tem se destacado na primeira divisão do Campeonato Paulista, no qual manda seus jogos no estádio do Rochdale.
IMG_5221Outro destaque no esporte é o fato de a cidade ser sede dos próximos Jogos Regionais, em junho, que devem reunir mais de 10 mil

participantes, entre atletas e comissão técnica, de 31 municípios.

Cidade-trabalho e de lutas dos trabalhadores
A atuação sempre aguerrida do movimento sindical é parte importante da história de Osasco. Na cidade foi realizada pelos metalúrgicos a greve da Cobrasma, em 1968, uma das primeiras mobilizações de enfrentamento ao regime militar.

Greve-da-Cobrasma-Folha-Ima

E a atuação sindical na cidade vai além das questões trabalhistas. Prova disso é a organização do Fórum de Desenvolvimento Regional, idealizado por sindicatos de trabalhadores, junto com empresários e entidades da sociedade civil para discutir propostas para as cidades em paralelo ao Consórcio Intermunicipal da Região Oeste

IMG_20140130_100035_594

(Cioeste).

Crescimento no ensino superior

Osasco é a única cidade da região que abriga uma universidade pública. A Unifesp funciona atualmente no antigo prédio da Fac-Fito, no Jardim das

DSC_0021

Flores, enquanto o campus definitivo, na Cidade das Flores, não fica pronto. Além da Unifesp, Osasco tem grandes universidades particulares, como Unifieo e Uniban/Anhanguera.
Outro destaque na área da educação é que no ano passado Osasco foi selecionada para receber cursos de graduação em medicina por meio do programa Mais Médicos, do governo

Unifesp---Elton-Fernandes

federal. Eles serão oferecidos por uma instituição particular após seleção do Ministério da Saúde.

O município também deve receber em breve outra instituição federal: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Fotos/ Divulgação/Reprodução/Eduardo Metroviche / Foto/ Ivan Cruz

Comentários