Osasco firma compromisso com a Organização Internacional do Trabalho

0

Assinatura de termo reuniu lideranças políticas, sindicais e o diretor da OIT, Stanley Gacek / Foto: Ismael Francisco
Assinatura de termo reuniu lideranças políticas, sindicais e o diretor da OIT, Stanley Gacek / Foto: Ismael Francisco

publicidade

Fernando Augusto

A Prefeitura de Osasco firmou na quinta-feira, 16, Termo de Cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o desenvolvimento da agenda do Trabalho Decente. O termo foi assinado pelo prefeito Jorge Lapas (PT) e o diretor-adjunto da OIT, Stanley Gacek, em evento na empresa Meritor, uma das mais antigas na cidade. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o conceito de Trabalho Decente como “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.

publicidade

Em Osasco chegou-se à assinatura do termo após tratativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão. A secretária Mônica Veloso disse que o termo “é muito mais um compromisso de trabalho do que uma solução”. Ela lembrou que, no Brasil, a promoção do Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido pelo governo federal a partir de 2003.

O prefeito Jorge Lapas destacou a importância do Trabalho Decente num contexto de crise econômica e política que o país vive. “Alguns estão se aproveitando da crise para impor derrotas ao trabalhador”, disse.

publicidade

Quem também comentou sobre o momento atual do Brasil foi o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno. Para ele, “esse é um dos piores momentos da história para a nossa categoria”. “O principal desafio é impedir que o resultado da crise recaia sobre os mais fracos, com demissões e perdas salariais e de benefícios”, afirmou. Nazareno defendeu a apuração das denúncias de corrupção, mas criticou os que, segundo ele, tentam levar a eleição do ano passado para um “terceiro turno”.

O diretor da OIT, Stanley Gacek, destacou a importância de os municípios buscarem a agenda do Trabalho Decente e disse que, com o termo de cooperação, “Osasco dá continuidade à longa história de luta de sua classe trabalhadora”.

Comentários