Parceria entre Prefeitura e governo federal amplia ações contra o crack e outras drogas

0
Vício em crack é considerado epidemia / Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT) receberá, dia 19 de setembro, no Paço Municipal, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena Luca Miki, e o secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Vitore André Zílio, para consolidar e ampliar as ações municipais de enfrentamento ao crack e outras drogas.

publicidade
Vício em crack é considerado epidemia / Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Vício em crack é considerado epidemia / Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Durante o evento, haverá assinatura do convênio de cofinanciamento do projeto “Vida em Movimento”, complementar às ações já em andamento. Apresentado pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, o projeto foi o primeiro colocado entre 100 municípios inscritos no edital de seleção para captação de recursos “Viva Jovem”, do Ministério da Justiça.

Desde 2013, a Prefeitura já possui o “Comitê Local de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas”, que promove ações em três eixos: prevenção, cuidado e segurança. As ações são intersecretariais e envolvem as secretarias municipais de Saúde – Educação – Habitação e Desenvolvimento Urbano – Assistência e Promoção Social – Relações Institucionais – Planejamento e Gestão – Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão – Segurança e Controle Urbano – Esporte.

publicidade

O “Vida em Movimento” tem o objetivo de desenvolver atividades esportivas e culturais para jovens em espaços já existentes no município. O público alvo são 350 jovens, entre 13 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

Com essa iniciativa, o município receberá mais recursos para ampliar as ações de prevenção e cuidado para jovens em situação de vulnerabilidade social, estimulando a prevenção do uso de álcool e outras drogas por meio de integração social e incentivo ao esporte e à cultura.

publicidade

Comentários