Início Cidades Programa “Me Leva Pra Casa” incentiva adoção de cães e gatos em...

Programa “Me Leva Pra Casa” incentiva adoção de cães e gatos em Itapevi

0

Em Itapevi, é possível adotar gratuitamente um bichinho de estimação. Para isso, existe o programa “Me Leva Pra Casa”, um serviço de adoção responsável disponível a toda população.

publicidade

Os interessados na adoção devem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal. O equipamento fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

publicidade

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, é necessário levar coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

“O processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas”, explica Cátia Pasanisi, médica veterinária responsável pela DCPA.

publicidade

Neste ano, a Prefeitura doou, até o mês de junho, um total de 18 animais em condições de abrigamento. Foram 12 cães e 6 gatos.

Já em 2017, foram adotados 45 animais (37 cães e oito gatos). Os dados são da Divisão de Controle e Proteção Animal do município.

Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais 

Com a reforma administrativa em vigor desde o dia 1º de julho deste ano, o serviço de adoção responsável da Prefeitura foi transferido do Departamento de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria de Saúde, para a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

publicidade

Trata-se da primeira secretaria do tipo em toda a Região Oeste.  “Respeitamos os animais e vamos atuar para que eles tenham esse respeito na prática em toda a cidade”, disse Igor.

Mais informações sobre o processo de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.

publicidade