Projeto quer evitar extinção dos cobradores em Carapicuíba

0
ETT Carapicuíba
Foto: William Galvão

Tramita nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Carapicuíba um Projeto de Lei de autoria dos vereadores Cristovam (PR) e Cida Carlos (PT) que obriga as empresas de transporte coletivo a manter a função de cobrador em todos os veículos (ônibus, micro-ônibus e vans) em circulação na cidade.

publicidade

A medida vem de encontro à postura de algumas empresas que têm demitido cobradores e atribuído a função também ao motorista. De acordo com os parlamentares, isso prejudica toda a categoria de cobradores e expõe os passageiros a riscos de acidentes.

“Esse é só o início de uma luta que iremos travar contra essas atitudes. Inúmeros cobradores estão perdendo o emprego, cuja função passa a ser incorporada também pelo motorista. Tal postura, além do problema que gera para as famílias desses profissionais, expõe passageiros e outros motoristas ao risco de acidentes”, afirmou Cristovam.

publicidade

O parlamentar utilizou a tribuna da Câmara para apresentar o Projeto aos demais vereadores e pedir o apoio de todos à causa. Segundo ele, tais empresas apenas visam ao lucro e ignoram as vidas que estão em jogo com a dupla função dos motoristas nos coletivos.

“Isso é um absurdo. Se for preciso, nós vamos para as ruas, para a frente das garagens dessas empresas. Faremos o que for necessário para mudar esta situação”, garantiu.

publicidade

O Projeto de Lei n° 2.339/2017, se aprovado pelas Comissões, entrará em votação nas próximas Sessões Ordinárias. Passando pela Câmara, ele seguirá para ser sancionado ou vetado pelo prefeito Marcos Neves (PV).

Comentários