Início Cidades Proposta de Bolsonaro prevê 40 anos de contribuição para aposentadoria integral; sindicatos...

Proposta de Bolsonaro prevê 40 anos de contribuição para aposentadoria integral; sindicatos protestam em Osasco

2
Protesto contra a reforma da Previdência em frente à agência do INSS em Osasco na manhã de hoje (20) reuniu representantes de diversos sindicatos

O trabalhador precisará contribuir 40 anos para aposentar-se com 100% da média do salário de contribuição, informou hoje (20) o Ministério da Economia do governo Jair Bolsonaro no âmbito da proposta de reforma da Previdência.

publicidade

A nova fórmula de cálculo do benefício substituirá o fator previdenciário, usado atualmente no cálculo das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente, os benefícios do INSS são calculados da seguinte forma: sobre 80% da média do salário de contribuição para a Previdência incide o fator previdenciário, que mistura expectativa de vida e tempo de contribuição. A aplicação do fator previdenciário resulta em aposentadorias mais elevadas para quem trabalha mais tarde e em benefícios menores caso a expectativa de vida da população aumente.

publicidade

Pelas novas regras, o trabalhador com 20 anos de contribuição começará recebendo 60% da média das contribuições, com a proporção subindo dois pontos percentuais a cada ano até atingir 100% com 40 anos de contribuição. Caso o empregado trabalhe por mais de 40 anos, receberá mais de 100% do salário de benefício, algo vetado atualmente.

Durante o período de transição de 12 anos, no entanto, o limite de 100% continuará valendo, tanto para o setor público como o privado.

Protesto

publicidade

Na manhã desta quarta-feira (20) representantes de 23 sindicatos da região realizaram um protesto em frente a agência do INSS em Osasco, no Jardim Piratininga, contra a reforma da Previdência.

“A reforma da Previdência proposta pelo atual governo é penosa, imoral e degradante”, declarou o presidente do Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco, José Elias de Góis.

“Sabemos das dificuldades por nós enfrentadas, mas não podemos nos abater, o remédio para os grandes males, continuam sendo a luta e a resistência”, completou.

publicidade

Com Agência Brasil

2 COMENTÁRIOS

  1. Vocês se enganaram não é 40 anos, pois terá que ter 65 homens, fazendo as contas quem começou trabalhar aos 16 anos vai trabalhar 49 anos…para ter 100% se não vai pagar 18% de pedágio.

  2. O que prejudica a Previdência não é o trabalhador que já contribuiu seus 35 anos ou mais, o problema está nos altíssimos salários pagos para aqueles que não contribuíram quase nada e ganham muito. Hoje o número de pessoas desempregadas é um absurdo, como teremos condições de trabalhar até 65, 70 anos se com 25, 30, 45 anos não se tem emprego? A reforma tem que ser feita sim, mais não nas costas do trabalhador, tem que ser sim em cima dos políticos. E tem uma coisa que ninguém comentá mais, sobre o rombo que a excelentíssima Georgina causou a Previdência. Para onde foi todo o dinheiro roubado? Toda crise na Previdência acredito que começou com ela, ou eu estou errado?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHoróscopo de Hoje: quarta-feira, 20 de fevereiro
Próximo artigoDesempregado? Confira como ter isenção na tarifa na CPTM e Metrô