Início Brasil SUS vai oferecer um dos remédios mais caros do mundo para tratamento...

SUS vai oferecer um dos remédios mais caros do mundo para tratamento de doença rara em bebês

0
bebês
Foto: Freepik

O Ministério da Saúde informou que o medicamento Zolgensma, considerado um dos mais caros do mundo, será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medicação é utilizada no tratamento de bebês com até 6 meses de idade diagnosticados com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, uma doença degenerativa rara.

publicidade

O remédio deve ser disponibilizado na rede pública de Saúde em até 180 dias, prazo estipulado na portaria publicada nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial da União. A medida trata-se de uma vitória para quem luta contra a doença, considerando ainda os casos de pais que tiveram de recorrer à Justiça para conseguir o medicamento, que já chegou a custar cerca de R$ 9 milhões.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, em publicação no Twitter, que o medicamento deverá ser aplicado exclusivamente em crianças de até seis meses de idade que estejam tratando os efeitos da AME sem ventilação invasiva por mais de 16 horas por dia. A prescrição segue o protocolo inicial estabelecido pelo ministério.

publicidade

Queiroga destacou também que, conforme estabelece a Lei 14.307, de março deste ano, o Zolgensma também deverá ser incluído no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar, obrigando os planos de saúde a cobrirem o tratamento quando prescrito a seus clientes.

Com informações da Agência Brasil

publicidade