Início Política Tarcísio defende que deputado Douglas Garcia seja punido por ofender jornalista

Tarcísio defende que deputado Douglas Garcia seja punido por ofender jornalista

0
tarcísio freitas douglas garcia
Tarcísio se pronunciou sobre a atitude de Douglas / Foto: Reprodução/Instagram

O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Feitas (Republicanos) defendeu, nesta quarta-feira (14), que o deputado estadual Douglas Garcia, do mesmo partido, seja punido pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por ter ofendido a jornalista Vera Magalhães.

publicidade

“Eu não posso falar pelo partido, mas eu acho que esse tipo de atitude tem que ser punida severamente, inclusive pela Alesp”, afirmou o bolsonarista sobre o episódio ocorrido na noite de ontem (13), durante o debate entre os candidatos ao governo paulista, na TV Cultura.

A declaração de Tarcísio foi feita durante uma agenda em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. “O deputado entrou em contato com a equipe e pediu uma credencial [para o debate]. A gente, obviamente, pensa o seguinte: ‘é um deputado estadual, é um parlamentar, é uma pessoa até do meu partido. Vamos dar a credencial porque, com certeza, está querendo ir lá prestigiar, torcer’. Esse era o nosso sentimento. E o que a gente presenciou é absolutamente reprovável, lamentável”, completou.

publicidade

Freitas ainda lamentou ter concedido a credencial para que o parlamentar fosse ao debate na TV Cultura. “Se a gente imaginasse que a pessoa iria para lá pra esse tipo de conduta, não teria recebido credencial”, completou.

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que estava ao lado de Tarcísio em Presidente Prudente, não comentou sobre o assunto. Outros presidenciáveis repudiaram a atitude de Douglas Garcia. “Debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas, promovidos por quem vive do ódio e não gosta da democracia”, escreveu Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Twitter.

publicidade

“A mesa do Legislativo paulista também não pode ficar em silêncio”, cobrou Ciro Gomes (PDT). A candidata à presidência pelo MDB, Simone Tebet, também usou o Twitter para manifestar solidariedade à jornalista e cobrar providências pelo ocorrido.

As imagens da discussão entre Douglas Garcia e Vera Magalhães viralizaram na internet. Nos vídeos, o deputado bolsonarista, que estava gravando a situação, se aproxima da jornalista e diz que ela é “uma vergonha para o jornalismo”, se apropriando da frase dita por Bolsonaro à Magalhães em outra ocasião.

publicidade

A discussão acaba quando o jornalista Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura, aparece, tira o celular das mãos do deputado e o arremessa para longe. No Instagram, Douglas compartilhou as imagens e disse que “apenas a questionou educadamente, mas ela e seus amigos reagiram com agressividade”.

Hoje, o deputado estadual Emidio de Souza disse que abrirá um pedido de cassação do mandato de Garcia na Alesp. Em nota, o Conselho de Ética informou que irá apurar as denúncias em relação à conduta do parlamentar.

publicidade