Início Cidades Vereadores de Osasco mantêm veto a isenção de IPTU para templos religiosos

Vereadores de Osasco mantêm veto a isenção de IPTU para templos religiosos

3

A Câmara Municipal de Osasco manteve o veto do prefeito a um projeto que isenta do pagamento de IPTU os imóveis alugados para serem utilizados como templos religiosos. A proposta havia sido aprovada pelos vereadores em dezembro do ano passado, mas o Executivo considerou a proposição inconstitucional.

publicidade

A questão foi apreciada pelos vereadores durante a Sessão Ordinária realizada na quinta-feira (14). Foram 12 votos a favor de manter o veto e dois contrários.

O veto refere-se ao Projeto de Lei Complementar 15/2017, de autoria do Vereador Alex Sá (PDT), que aponta a cobrança do IPTU como uma barreira para a prática religiosa. A Constituição Federal prevê imunidade tributária para templos de qualquer culto, mas a legislação municipal em vigor considera o IPTU devido quando o imóvel é alugado, embora a questão seja controversa nos tribunais.

publicidade

Em mensagem enviada à Câmara, o Chefe do Executivo alega que a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município determinam que projetos sobre matéria tributária e orçamentária são de iniciativa privativa do Prefeito, ou seja, não podem ser propostos pelos vereadores, só pelo Executivo.

Durante o debate que antecedeu a votação, o líder do governo, Vereador Toniolo (PCdoB), sinalizou que a Prefeitura deve enviar para a Casa Legislativa um novo projeto de lei, com o mesmo conteúdo. Assim, seria possível contornar o vício de iniciativa apontado pelos técnicos do município.

publicidade

3 COMENTÁRIOS

  1. Querido Ilton. Vc acha que é fácil arrumar emprego para 24 mil beneficiários do Bolsa Família? Para firmar parcerias com Empresas, disponibilizando cerca de 10, 20 vagas é muito difícil! Se vc tiver a receita, por favor publique. Quem sabe assim resolveremos essa situação, não é?

  2. Se um vereador não conhece a Constituição Federal, imagine o cidadão comum. Templos de qualquer culto têm imunidade tributária junto com outras entidades. É só ler. Mas como essa e outras câmaras de vereadores não têm o que fazer, ficam tentando passar por cima da Constituição.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorComeçam na segunda (18) inscrições para dez cursos gratuitos em Barueri
Próximo artigoHoróscopo de Hoje: domingo, 17 de março