Início Bem-Estar Ministério da Saúde amplia público-alvo de seis vacinas

Ministério da Saúde amplia público-alvo de seis vacinas

0

Já está em andamento o novo calendário de vacinação, que ampliou a faixa etária das vacinas tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e hepatite A. A medida ocorreu após a economia de R$ 66,5 milhões da pasta, a partir da negociação e redução de 11% do valor das três doses das vacinas hepatite A, HPV e dTpa.

publicidade

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Carla Domingues, alertou sobre a necessidade de a população ficar atenta às vacinas disponíveis nos postos de saúde durante o ano. “É preciso que a população brasileira passe a considerar a vacinação como uma ação de família, não restrita apenas aos cuidados com as crianças. Adolescentes e adultos também precisam manter o documento de vacinação atualizada e em dia”, ressaltou.

A vacina Hepatite A passou a ser disponibilizada para crianças até 5 anos, a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ampliou a faixa etária e pode ser aplicada em crianças de 15 meses até 4 anos. A triplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) com introdução da segunda dose para população de 20 a 29 anos de idade.

publicidade

HPV
O público-alvo da vacina HPV agora inclui meninas de 14 anos, ainda para este ano também será oferecida para homens com HIV entre 9 e 26 anos de idade e pacientes imunodeprimidos, como transplantados e oncológicos. Também está disponível para adolescentes de 12 a 13 anos, a vacina meningocócica C (conjugada).

A dTpa tipo adulto passa a ser recomendada para gestantes a partir do 5° mês de gestação. Esta decisão busca garantir que os bebês fiquem protegidos contra coqueluche.
Atualmente, são oferecidas 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para 2017 está previsto um investimento de R$ 3,9 bilhões.

publicidade