Alimentos que aquecem no inverno

0

Sandra Matarazzo – contato@receitasetemperos.com.br

publicidade

Nessa época do ano as temperaturas caem. As pessoas parecem sentir mais apetite e cresce a procura por alimentos que satisfaçam essa necessidade. Os pratos quentes passam a ser os preferidos. Isso acontece, de maneira geral, porque no inverno o organismo tem um maior gasto calórico para manter a temperatura corporal.
Para agradar os paladares e deixar um jantar ou almoço ainda mais aconchegante, vale prestar atenção em alguns detalhes e montar um cardápio especial, com pratos que são a cara da estação mais fria do ano.
Alguns itens básicos são certeiros para aquecer os convidados, como massas, risotos, sopas e fondues. Com o propósito de tornar o menu mais quente, as carnes vermelhas são as mais indicadas. Por conterem mais proteína e gorduras, elas fazem com que a digestão seja mais longa, mantendo o corpo aquecido por mais tempo. Carnes brancas também são bem vindas, mas neste caso sirva sempre acompanhadas de molhos. De uma forma geral, pratos mais condimentados proporcionam uma sensação de afetividade e calor.

Por outro lado, para não abusar, o ideal é comer porções pequenas durante todo o dia, para controlar a fome e manter o organismo ativo.
Outra dica é dar preferência às hortaliças grelhadas ou refogadas, já que o consumo da salada diminui, além de tomar bebidas quentes, como chá de ervas ou leite com canela, que aquecem e são muito saborosas. Mas mesmo preferindo bebidas quentes, a água é indispensável no inverno para manter nosso organismo hidratado e com um funcionamento perfeito.
Também é preciso ingerir alimentos com vitaminas A e C, que são os vegetais amarelos, frutas vermelhas e cítricas. Elas ajudam a deixar nosso corpo mais resistente, prevenindo doenças, como gripes e resfriados.
Tenho certeza que essa conversa sobre pratos quentes te deixaram com água na boca, certo?! Então confira a sugestão de receita dessa semana!

publicidade

Comentários

publicidade