Curso de Libras tem formatura e início de novas turmas

0
Aula Inaugural Curso de Libras
Aula inaugural de nova turma do curso de Libras / Foto: Ivan Cruz

Aula Inaugural Curso de Libras
Aula inaugural de nova turma do curso de Libras / Foto: Ivan Cruz

publicidade

Na tarde do dia 21, quinta-feira, 319 alunos, sendo 264 do estudo básico e 55 do intermediário receberam certificado de conclusão do curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) oferecido pela Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS) da Prefeitura de Osasco.

No mesmo evento, ocorrido no auditório do CATI (Centro de Atenção à Pessoa da Terceira Idade) foram recebidos os 360 integrantes das novas turmas do curso.

publicidade

O ensino de Libras, que é destinado a surdos, seus familiares e à comunidade em geral, teve início na SAPS no ano de 2010 e desde então formou 1830 pessoas, sendo a primeira turma composta por 90 funcionários da própria secretaria.

“Precisávamos primeiro que o nosso pessoal conhecesse a técnica, para poder acolher o público”, explicou Clerismar Noqueira, que responde pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, destacando ainda que o objetivo das aulas é estabelecer uma forma de comunicação para incluir. “Queremos que as pessoas tenham condições de sair daqui se comunicando”, afirmou.

publicidade

A coordenadora recebeu os novos alunos, explicando que o curso está inserido nas diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), bem como no Sistema Unificado de Assistência Social (SUAS) e ainda contempla metas do programa Osasco 50 Anos, como promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Depois de uma apresentação do Coral de Libras, formado por alunos e ex-alunos do curso oferecido pela Saps, foi feita a entrega dos certificados. Os alunos receberam os diplomas das mãos do secretário adjunto da pasta, Aleto José de Souza, que representou o secretário Gelso de Lima no evento.

“Estamos vivendo, no século 21, a era da informação e nada melhor do que podermos unir as pessoas promovendo inclusão por meio da comunicação. Principalmente em se tratando daqueles que precisam de atenção e carinho do Estado para ser incluído nesse contexto”, destacou Aleto.

As aulas iniciam na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, em salas na sede da SAPS e nas unidades de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Veloso, Vila Yolanda, Km 18, Vila Yara e Jardim Piratininga.

As turmas de Libras de 2013 estão lotadas e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, que desenvolve o curso, está providenciando a contratação de mais um professor para ampliá-las para o próximo semestre. Interessados precisam incluir seu nome na lista de espera do curso. Mais informações podem ser obtidas pelo número 2183-6738.

Comentários