Evento em Osasco reúne centenas de “fifeiros”

0
Everton (esq.) chega a jogar seis horas por dia; William diz que PES “ficou para trás” / Fotos/Eduardo Metroviche

Everton (esq.) chega a jogar seis horas por dia; William diz que PES “ficou para trás” / Fotos/Eduardo Metroviche
Everton (esq.) chega a jogar seis horas por dia; William diz que PES “ficou para trás” / Fotos/Eduardo Metroviche

publicidade

Leandro Conceição

Centenas de “fifeiros”, como são chamados os aficionados pelo game de futebol FIFA, participaram de torneio classificatório da etapa brasileira do FIFA Interactive World Cup 2013, realizado esta semana na universidade Anhanguera de Osasco.
O FIFA é o principal jogo de futebol da nova geração de consoles, com milhões de jogadores apaixonados. Caso do auxiliar de atendimento Everton Albuquerque, de 29 anos, um dos participantes do evento, que reúne na maioria homens entre 15 e 30 anos.

“Namorada prefere que eu jogue do que fique no bar”

publicidade

Afastado do trabalho, Everton chega a jogar seis horas por dia. “Tenho outros jogos também, mas só jogo FIFA”. A namorada entende o “compromisso” dele. “Ela prefere que eu fique em casa jogando do que na rua, no bar. Ela até compra jogos para mim, na boa”, diz.

O técnico de farmácia Vinícius Tilly joga atualmente cerca de duas horas por dia, “nos fins de semana mais”. Mais jovem, chegava a jogar 10, 12 horas por dia. “Jogando você reúne os amigos, se diverte, descontrai”. Nas temporadas online, Eventon e Vinicius estão na primeira de 11 divisões.
Geralmente os clubes escolhidos nos torneios como o realizado em Osasco são os grandes europeus. São comuns, por exemplo, duelos como Real Madrid x Real Madrid, clube que tem o “surreal” Cristiano Ronaldo.

publicidade

Campeonato mundial
O vencedor da etapa osasquense foi o estudante Kaíque Rodrigues, 17, que vai disputar a etapa final em São Paulo neste sábado, 13. O campeão receberá R$ 10 mil, mais uma passagem e hospedagem com direito a acompanhante para disputar a final mundial do torneiro, que será realizada em Madri, na Espanha, entre 4 e 8 de maio.

IMG_1241-01-(31)FIFA x PES

O FIFA, da EA Games, disputa com o Pro Evolution Soccer (PES), da Konami, o posto de principal game de futebol da atualidade. O game da Konami reinava absoluto até a geração anterior de consoles, mas vem enfrentando páreo duro com o FIFA nos videogames atuais, como o Playstation 3 e o XBOX 360.

O realismo atual do jogo da EA fez milhões de “PESeiros”, que antes torciam o nariz para o FIFA, entrarem para o time dos “fifeiros”.
“O PES ficou para trás”, avalia o estudante William Petrachini, 21. Para Vinícius Tilly, “o PES era o melhor até o Playstation 2, mas foi superado na nova geração de videogames”.

No evento realizado em Osasco, o corretor de imóveis Rodrigo Reis, 19, era um “PESeiro” em território “rival”. “Vim experimentar. Jogo PES desde pequeno, mas, como todo mundo está jogando FIFA, vim ver como é. Estou gostando”, disse.

A disputa entre FIFA e PES rende discussões acaloradas entre adeptos dos dois jogos em fóruns na internet. Os dois foram os jogos mais vendidos no país no ano passado para XBOX 360 e Playstation 3, com o PES na liderança, segundo o instituto de pesquisa GfK. No mundo, o FIFA lidera.

Comentários