Fiscalização ruim é tema de encontro com ministro em Osasco

0

Ministro participa de evento e também conhece iniciativas como o Portal do Trabalhador / Foto: Marcelo Camargo/ABr
Ministro participa de evento e também conhece iniciativas como o Portal do Trabalhador / Foto: Marcelo Camargo/ABr

publicidade

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, vem a Osasco na segunda-feira, 30, às 10h, onde participa de encontro com o movimento sindical na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. No encontro, a principal pauta será a deficiência na fiscalização em relação aos acidentes de trabalho.

Manoel Dias estará na cidade nesta segunda-feira

O atraso nas fiscalizações dificulta a punição de empresas negligentes com a saúde e segurança dos trabalhadores e a prevenção de novos problemas. A questão é pauta constante do movimento sindical, que já apresentou diversos relatórios ao Ministério apontando a relação entre deficiência na fiscalização e acidentes. O déficit de auditores fiscais é de 74%, de acordo com relatório de 2014.

publicidade

Em levantamento divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em julho do ano passado, a constatação foi que a fiscalização demorava até 110 dias para fazer a primeira diligência à empresa, após um acidente e a notificação por parte do Sindicato. Além disso, a pesquisa apontou que a cada 15 dias um trabalhador é vítima de acidente grave nas metalúrgicas espalhadas pelos 12 municípios da base do Sindicato. São trabalhadores com faixa etária entre 20 e 42 anos que tem dedos, mãos, braços esmagados, queimados ou amputados por prensas e outros equipamentos desprotegidos.

O encontro com o ministro é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, pasta coordenada por Mônica Veloso, que é ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos. Manoel Dias deve também conhecer ações da Secretaria, como o Portal do Trabalhador e o Centro Público de Economia Solidária. Também está prevista uma reunião com o prefeito Jorge Lapas (PT).

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisão na Rede
Próximo artigoVisão Atenta