Visão Atenta

0

Maioridade penal
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a maioridade penal para 16 anos deve ir à votação na segunda-feira, 30, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. A CCJ deve definir se a proposta é ou não inconstitucional. A maioria dos deputados da CCJ é a favor da redução da maioridade. Os que são contra pedem a realização de novas audiências públicas para discutir o tema.

publicidade

“Trensalão”
Em nota assinada pelo presidente do diretório estadual do PT-SP, Emidio de Souza, o partido pediu nesta semana o afastamento de executivos do Metrô de São Paulo envolvidos no escândalo do cartel de trens. Paulo Celso Mano Moreira da Silva e Ademir Venâncio de Araújo também foram citados na lista de contas secretas abertas no HSBC na Suíça. “De acordo com documentos apurados, Ademir Venâncio e Paulo Celso abriram contas no HSBC da Suíça justamente no período sobre o qual há suspeita de que o Metrô de SP teria realizado irregularidades em dois aditivos firmados em julho de 1989 com a empresa francesa Alstom”, diz a nota do PT.

Lava Jato
Nesta quinta-feira, 26, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recebeu petição oferecida pelo Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP), que questiona o engavetamento do caso que envolve o senador Aécio Neves (PSDB-MG), na Operação Lava-Jato. O documento afirma, ainda, que o próprio senador Aécio deveria defender a investigação.

publicidade

Delação
Em uma de suas delações premiadas, o doleiro Alberto Youssef afirmou que uma das diretorias de Furnas, a de Dimas Toledo, era dividida entre o ex-deputado José Janene, já falecido, e o então deputado Aécio Neves. Por meio dessa diretoria, teria sido contratada a empresa Bauruense, que pagaria entre US$ 100 mil e US$ 120 mil, entre 1996 e 2000.

publicidade

Comentários