Início Opinião Jornada de 30 horas na saúde é aprovada

Jornada de 30 horas na saúde é aprovada

0

Marcos Martins  É deputado estadual pelo PT

publicidade

O Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, no dia 17 de setembro, o Projeto de Lei Complementar 24/2013, que torna oficial as 30 horas semanais para a jornada de trabalho de funcionários da Saúde.
Ainda que restrita aos servidores do estado, trata-se de um passo na luta da categoria, que há anos defende esse benefício. O projeto foi aprovado com Emenda de Plenário que aperfeiçoou a medida, incluindo reivindicações dos servidores, como a não redução de salários que o projeto original previa.

No entanto, não houve consenso dos parlamentares em incluir as emendas defendidas pela bancada do PT, que garantiriam a extensão do benefício também aos cerca de seis mil funcionários do setor que atuam nos hospitais e entidades gerenciadas pelas Organizações Sociais.
Defendi no plenário, em apoio à reivindicação dos cerca de 300 manifestantes que ocupavam a galeria, a valorização dos funcionários da saúde e extensão do benefício para toda a categoria. Mesmo não tendo esse pleito atendido, acredito que demos um importante passo nessa direção.

publicidade

Entre 10% e 15% dos profissionais da saúde são afastados justamente por problemas físicos e mentais. Eles lidam diariamente com doentes crônicos e isso ocasiona um desgaste do servidor. Além disso, acredito que a redução de jornada vem fazer justiça à baixa remuneração, uma vez que o Estado não oferece um reajuste salarial à altura da importância desse profissional.
Parabenizo a mobilização sindical e a união da categoria para essa conquista histórica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisão Atenta
Próximo artigoOs argumentos que valem são os nossos!