Secretaria do Trabalho aprimora banco de dados em parceria com Dieese

0
A secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso / Foto: João Barbosa

União é “de extrema importância”, afirma secretária do Trabalho, Mônica Veloso / Foto:  Fabiana Schot
União é “de extrema importância”, afirma secretária do Trabalho, Mônica Veloso / Foto: Fabiana Schot

publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão de Osasco, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), irá aprimorar as informações sobre os trabalhadores e empregadores da cidade. O pontapé inicial foi dado dia 16, quinta-feira, em reunião entre a secretária do Trabalho, Mônica Veloso, e técnicos do Dieese.
Com essa base de dados, organizada a partir dos levantamentos do Observatório do Trabalho, desenvolvido pelo Dieese, será possível traçar o perfil educacional e de qualificação para criar novas e melhores oportunidades de trabalho.

Levantamento vai ajudar a planejar ações, diz secretária

O serviço deve identificar também informações sobre as razões de não aceitação de ofertas de vagas, demandas de qualificação por parte dos empregadores, qualidade das vagas, novos mercados, entre outros itens.
Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, João Marcelo Souza, estas informações vão contribuir para a criação de estratégias que beneficiem os trabalhadores, principalmente aqueles que estão fora do mercado de trabalho.

publicidade

“A parceria com o Dieese é de extrema importância para construirmos estratégias de geração de renda e emprego, como também no combate à pobreza”, avaliou Souza.
Durante o encontro, Mônica Veloso apontou a necessidade de realizar um estudo aprofundado com o apoio do Diesse sobre os programas que envolvem a economia popular e solidária no município para o financiamento e a utilização dos recursos provindos do FUMDIP – Fundo Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Produtiva.

Informação na mão
Os resultados da pesquisa serão publicados no portal da Secretaria criado para essa finalidade (http://geo.dieese.org.br/osasco/). As informações deverão inclusive ajudar diretamente quem está em busca de um emprego ou qualificação.
“Vai permitir que a pessoa identifique os setores da cidade que mais estão contratando. Assim, caso o interessado deseje fazer um curso, fará aquele que tem mais demanda”, avalia Mônica Veloso.

publicidade

Saiba mais

O Observatório do Trabalho tem o objetivo de buscar e produzir informações e análises que subsidiem as ações dos dirigentes e atores sociais que participam da gestão das políticas públicas.
A proposta é gerar reflexão e novas perspectivas para o futuro do trabalho, as ocupações, o rendimento e sobre das condições de trabalho em diversos setores, em uma região, na cadeia produtiva, através de metodologia fundamentada no diálogo social e na possibilidade de intervenção conjunta dos atores sociais.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorE na Novela…
Próximo artigoInscrições abertas para 565 vagas