Suposta escolha de alunos “mais bonitinhos” para evento em Osasco revolta mãe

19
escola osasco
Foto: reprodução

Mãe de aluno de uma escola municipal no Jardim Veloso, em Osasco, a controladora de acesso Michele Oliveira, de 34 anos, acusa a diretora da unidade de ensino, C.T, de ter usado métodos questionáveis para a escolha de estudantes para subir ao palco de um evento nesta quinta-feira (12). Segundo ela, a profissional anunciou, na frente de crianças e pais, que escolheria os alunos “mais bonitinhos” e rejeitou um menino negro. A diretora nega as acusações e diz que processará a denunciante.

De acordo com a mãe, o episódio aconteceu quando o grupo estava reunido para entrar no ônibus para ir a evento de entrega de brinquedos pela Prefeitura de Osasco a estudantes do município, no ginásio José Liberatti. A diretora teria dito na frente de todos que escolheria as crianças mais bonitas para subir ao palco. “Ela simplesmente olhou e falou que escolheria os alunos mais bonitinhos e foi fazendo uma seleção”, afirma Michele Oliveira. “Como assim? É uma escola ou agência de modelos? Esse tipo de atitude pode até traumatizar as outras crianças”.

Neste contexto, de acordo com a mãe, a profissional teria pego um aluno negro pelas mãos, o conduziu até uma professora e “falou: ‘esse é seu, toma, leva daí’”. Michele diz ter considerado racista a ação da diretora.

Publicidade

Após a mãe denunciar a ação nas redes sociais, ela foi convidada para uma reunião com a diretoria para que a situação fosse esclarecida. “Se for para comparecer, eu vou comparecer com a polícia e com alguém da Secretaria [de Educação]”.

A profissional de ensino denunciada nega as acusações e diz que a escolha dos alunos que subiriam ao palco foi feita de forma aleatória: “Ela vai ter que provar o que diz. Havia várias mães junto e não há nenhuma outra reclamação, inclusive a gente foi pego de surpresa com essa denúncia, e ela me expondo, expondo minha foto, nas redes sociais”, afirma C.T.

A profissional de ensino afirma que vai processar a mãe pelas acusações. “Conhecem meu trabalho, minha postura, minha ética. A gente está aqui para trabalhar contra o que ela está me acusando. Todas as professoras da unidade estão comigo e vão me apoiar no processo”.

Mãe de dois alunos na mesma escola, a comerciante Simone Araújo saiu em defesa da diretora. “A gente conhece o trabalho dela, não tenho nada de ruim para falar dela. Sempre a vi tratando todos os alunos de forma igual. Não entendo o motivo dessas acusações”, declara.

Mesmo com o possível processo, Michele mantém sua versão da história: “Jamais estaria me expondo dessa forma se não tivesse certeza do que digo”.

Comentários

19 COMENTÁRIOS

  1. Ah pronto, nao sabe perder e quer holofotes ainda. Quantas vezes levei as crianças da minha patroa nas coisas de escola ou apresentação da prefeitura, nunca ganharam nd. Sempre estiveram em frente ao palco dando seu melhor pra ganhar um copo que seja. Agr só pq nao estava entre os “mais bonitinhos” significa que é feio?? Pra ver que a propria mãe ta humilhando o filho. Fosse esperta, pegava na maozinha da criança e seguia a vida. Se ele perguntar, só dizer que na proxima tenta de novo. Mas nao, tem que dar show pq se acha no direito de estar no palco.

  2. Cleiton Fernando…ENTÃO VOCÊ SE FEZ DE CEGO E SURDO ENTÃO PORQUE SE VOCÊ REALMENTE TIVESSE LÁ TERIA ESCUTADO E VISTO UMA VEZ QUE ELA FALOU E BOM E ALTO TOM PARA TODOS ESCUTAREM 15 MINATOS DE FAMA NÃO QUERIDO EU QUERO MINUTOS HORAS DIAS MESES E ANOS DE ATENÇÃO DE QUEM AEJA RESPONSÁVEL PARA AVERIGUAR ESSA DENÚNCIA QUE DE CALUNIOSA NADA TEM TUDO FATO VERÍDICA COM FUNDAMENTO RACISMO É CRIME E NÃO VÃO ME CALAR SEJA QUEM FOR.

  3. ENTÃO ATÉ PODE SER QUE TODAS AS ESCOLAS FEZ ISSO DE ESCOLHER ALGUMAS CRIANÇAS PARA IR AO PALCO ATÉ AÍ NÃO VEJO NEM UM PROBLEMA…MAS A QUESTÃO AQUI FOI É É A MANEIRA A QUAL A SENHORA CAMILA TRINDADE FEZ ISSO ELA FOI MUITO INFELIZ AO ESCOLHER DESSA MANEIRA POR BELEZA NÃO EXISTE ISSO SE EM OUTRAS ESCALA FOR FEITO ASSIM TAMBÉM ENTÃO DEVEM ABOLIR ESSE TIPO DE POSTURA

  4. Na minha opinião, a mãe não ia se expor assim, sabendo que o filho continuará na escola em que a acusada é a diretora, pq se o filho já sofria preconceito, imagina o que não vai sofrer agora. Eu só acho que quem tem que se defender é a diretora e não um monte de gente que nem sabe o que se passou naquele evento.
    Só não concordo com a mãe lutar por isso no Facebook, uma conversa pode ser a melhor solução, chegasse para a diretora e contasse o que presenciou e que não aceitaria mais este tipo de atitude, e se ela continuasse a ter denunciaria.

  5. O racismo e institucional, a escola deveria ser o local de combate e não de fomentação### investigação já###

  6. Sabermos do racismo institucional, más a escola deve lutar contra e não fomentalo###i investigação já###

  7. Todas as escolas fizeram isso. O da.minha filha por exemplo foi ESCOLHIDA pra ir ao palco a filha de uma professora!

  8. Em escolas particulares também, uma vez em alguns anos atrás questionei a professora oh porque de não levar minha filha em um evento, ela.me respondeu estou levando as mais desenvoltas. Sua filha é tímida. E hoje em dia até para cargos e processo seletivo sempre escolhem os de melhores aparência, infelizmente. Preconceito eterno, existe em todos os.lugares.

  9. Isso nao e querer fama e sim amar seu filho acho q tem pessoas q adoram puxar saco de quem tem cargo como a diretora mesmo não ganhando nada com isso .jamais a diretora vai confirmar uma atitude assim mais isso existe essa diretora poderia ter feito um sorteio na hora eu acredito nessa mãe se não chamou a polícia e por que na hora ficou sem reação nenhuma depois q a ficha caiu q ela teve reacao de compartilhar e ir atras dos seu direito certissima parabens mas tudo bem cada um tem sua opinião neh .chega de diretores trataren melhor os mais bonitinhos ou os que tem mais dinheiro chega de bullying isso só acaba quando resolvemos lutar e levantar a voz como essa mãe. Agora dizer q ela quer 15 minutos de fama por favor queria ver se fosse teu filho … claro q por isso o filho dela não deixará de estudar e ser alguém mas a voz dela com de mais pessoas pode mudar esse tipo de atitude de professores e diretores sim pois existe lei pra ser respeitada meu respeito a essa mãe meus parabéns

  10. Isso aí é conversa, 15 minutos de fama, eu estava lá o dia todo e não teve nenhum capítulo desse, nenhuma reclamação, 15 minutos de fama só!

  11. Realmente, cuidado com os 5 mim de fama, eu moro em Osasco e já vi muitas pessoas fazendo acusações para poder se beneficiar de algo ou porque queria estar no lugar de outra pessoa, e não venham tbm me chamar de racista também ou outras coisas porque sou obeso, negro e tbm não sou Rico e nunca me senti inferior a ninguém por isso.

  12. O fato e se houve preconceito racismo, ela como mãe deveria ter agido imediatamente, e não depois dar um de coitada em rede social, odeio preconceito sou totalmente contra, mas sei muito bem que tem mãe que quer que o filho seja o centro de tudo. E quando não e aí quer culpar alguém por isso.

  13. Gostaria de saber se a mãe que está apontando a Diretora o filho e branco ? E fácil apoiar quando não sofre preconceito seja pela cor da pele, tipo de cabelo ,gênero e até religião.

  14. Como se trata de uma instituição de ensino, o mais lógico seria mesmo que na brincadeira, selecionar os alunos que possuem uma melhor nota, aí sim estaria coerente.
    Agora escolher utilizando fator beleza, isso não faz o menos sentido, principalmente para crianças que ainda não passaram da fase adolescente onde justamente beleza e padrão é oque mais transtorna antes de chegar a fase adulta.

  15. Cheley Villas boas. Vc fez o correto.racismo é crime!! Achei um absurdo!..escolher crianças por beleza e cor!! Agora é claro q vai aparecer meia dúzia de puxa saco dessa diretora pra defende la. Racismo é crime não podemos aceitar mais esses tipos postura,ainda mais de uma diretora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPátio Music Festival reúne música e gastronomia em Osasco neste sábado (14)
Próximo artigoProgramação de cinema do Kinoplex Osasco – de 12 a 18/12