Último dia para vacina contra meningite

0
Meta é imunizar um total de aproximadamente 113 mil pessoas, diz Prefeitura / Foto: Reprodução

Meta é imunizar um total de aproximadamente 113 mil pessoas, diz Prefeitura / Foto: Reprodução
Meta é imunizar um total de aproximadamente 113 mil pessoas, diz Prefeitura / Foto: Reprodução

publicidade

Termina nesta sexta, 29, a campanha de vacinação preventiva a meningite em Itapevi. A ação iniciou na semana passada, após a identificação de alguns casos da doença em localidades da cidade. Segundo a Secretaria de Comunicação de Itapevi, este ano foram diagnosticados 13 casos de meningite bacteriana, em bairros como Amador Bueno, Monte Serrat, Jardim Briquet, Jardim Paulista, Jardim São Carlos e Jardim Santa Rita. Nesse período ocorreram três mortes por consequência da doença.

Cidade teve 13 casos da doença este ano

A campanha é destinada a pessoas com menos de 30 anos, faixa etária que predomina o contagio da doença. A vacina aplicada será contra a bactéria meningococo C, que já pertence ao calendário básico de imunização. Vale destacar que as crianças recebem a primeira dose da vacina aos três meses de vida, outra aos cinco e uma terceira com 15 meses.
A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 113 mil munícipes até o final da ação. Os postos ficam abertos das 8 às 17 horas. A pasta também realiza a quimioprofilaxia, que é o tratamento feito com antibiótico especifico para munícipes que tiveram contato com o doente. Para mais informações ligue: 4143- 8499.

publicidade

Meningite

A meningite é um processo infeccioso que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites virais apresentam um quadro mais leve. Os sintomas se assemelham aos da gripe, incluindo febre, dor de cabeça e a característica rigidez na nuca, principalmente em crianças. Já a meningite bacteriana é mais grave, com febre alta, vômitos, dores fortes na cabeça e pescoço e às vezes manchas vermelhas no corpo. A prevenção dessas doenças exigem cuidados com a higiene como lavar as mãos com frequência.

publicidade

Comentários