Receitas e Temperos

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Sandra-Matarazzo-Rebechi

 

 

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Sandra Matarazzo 

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Para quem busca qualidade de vida começando pela alimentação, vale incluir no cardápio do seu dia a dia os alimentos cozidos no vapor. Esse tipo de preparo faz com que o alimento sofra pouca alteração, porque mantém sua estrutura, quer dizer, não ganha e nem perde água, como ocorre em outros tipos de preparo, consegue manter as propriedades e vitaminas.

Estudos comprovam que optar por preparar um alimento no vapor preserva 84% das vitaminas, já se optar por cozinhar em água quente terá somente 40% de suas propriedades, uma diferença bastante significativa.Além disso, os alimentos preparados no vapor ficam mais frescos e crocantes, mantendo ainda seu sabor, aroma e textura.

Cozinhar os alimentos no vapor é uma forma saudável, prática e rápida de preparo. E diferente do que muitos pensam, esse tipo de preparo não é só indicado para legumes e verduras, você pode preparar carnes, grãos e até frutos do mar no vapor.

Confira o passo a passo para preparar uma comida feita no vapor:

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Corte os alimentos em pedaços não muito grandes, para que o cozimento seja rápido e uniforme.

Coloque-os na sua cesta sem colocar um em cima do outro, de modo que o vapor circule.

Acrescente a quantidade de água necessária, sem deixar o alimento entrar em contato com a água.

Quando a água levantar fervura, coloque o cesto na panela, tampe e abaixe o fogo.

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Evite abrir a panela durante o cozimento, para não interromper a circulação do vapor.

Tempo médio: 10 minutos para legumes e verduras e de 15 a 20 minutos para peixes e frutos do mar.

Você deve salgar e temperar o alimento somente após o preparo.

Abaixo confira uma deliciosa sugestão de peixe preparado no vapor.

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Um grande abraço!

 

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