Argentina tenta o Tri e Alemanha o Tetra

0

12-MessiO Maracanã recebe neste domingo, 13, a repetição das finais das Copas do Mundo de 1986 e 1990. Argentina e Alemanha disputaram a final nessas duas oportunidades, e cada um venceu uma. Em 90, aliás, foi a última vez que a seleção sul-americana chegou à decisão de um Mundial. Foram 24 anos sem chegar à final e são 23 desde o último título importante: a Copa América de 1991.
O jejum argentino explica o extase que tomou conta da Argentina logo após vencer a dramática disputa de pênaltis contra a Holanda. Os hermanos não têm se preocupado muito com o futebol não tão convincente de sua seleção, apesar da consistência da defesa, que tomou apenas 3 gols na Copa.

publicidade

Personagens da final: Messi e o goleiro Neuier

A Argentina sofreu na fase de mata-mata. Passou pela Suíça nas oitavas de final com vitória por 1 a 0 no final da prorrogação, fez 1 a 0 na Bélgica nas quartas de final e eliminou a Holanda nos 12-alemanha-goleiropênaltis.
Já a Alemanha tem campanha mais consistente, apesar de também ter enfrentado dificuldades, sobretudo contra a boa seleção da Argélia, nas oitavas, quando venceu por 2 a 1 na prorrogação. A
seleção europeia, no entanto, tem como trunfos a humilhação que impôs ao Brasil, que a permitiu poupar jogadores no segundo tempo e ainda teve um dia a mais para descansar em relação aos hermanos.
A Alemanha tem alguns jogadores que se destacam, como o atacante Müller e os meias Kroos e Khedira. A Argentina tem ótimas atuações do volante Mascherano e Messi, decisivo em alguns jogos, ainda pode jogar mais e decidir a final. Mais um capítulo da história das Copas será escrito neste domingo, às 17h, em um dos maiores templos do futebol mundial, o Maracanã.

O caminho até a final

publicidade

Alemanha

1ª Fase
X Portugal 4 a 0
X Gana 2 a 2
X EUA 1 a 0
Oitavas
X Argélia 2 a 1 (prorrogação)

publicidade

Quartas
X França 1 a 0

Semifinal
X Brasil 7 a 1

Argentina

1ª Fase
X Bósnia 2 a 1
X Irã 1 a 0
X Nigéria 3 a 2

Oitavas
X Suíça 1 a 0 (prorrogação)

Quartas
X Bélgica 1 a 0

Semifinal
X Holanda 5 a 3 (pênaltis)

Comentários