Desemprego chega a 8,7% no trimestre encerrado em agosto

0
Programa reúne 6,7 mil vagas no estado

A taxa de desemprego no país voltou a subir no trimestre encerrado em agosto e chegou a 8,7%. O índice é 0,6 ponto percentual superior ao do trimestre terminado em maio (8,1%).

publicidade
Índice é 0,6 ponto percentual maior que no trimestre anterior / Foto: Reprodução
Índice é 0,6 ponto percentual maior que no trimestre anterior / Foto: Reprodução

Comparativamente ao mesmo trimestre do ano anterior (6,9%), a alta chegou a 1,8 ponto percentual. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados hoje, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, a população desocupada cresceu 7,9%, atingindo 8,8 milhões de pessoas, ou mais 647 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre de março a maio, quando a alta chegou a 29,6% (mais 2 milhões de pessoas, na comparação com igual trimestre de 2014).

publicidade

No trimestre encerrado em agosto, a população ocupada somava 92,1 milhões de pessoas, ficando estável em ambas as comparações. Os dados indicam ainda que o número de empregados com carteira assinada recuou 1,2% (menos 425 mil pessoas), em relação ao trimestre de março a maio, e caiu 3% (menos 1,1 milhão de pessoas) na comparação com igual trimestre de 2014.

“A taxa [de desocupação] aumentou porque aumentou a fila de pessoas a procura de emprego, disse o coordenador de Rendimento e Trabalho do IBGE, Cimar Azeredo. (Da Agência Brasil)

publicidade

Comentários