Doenças relacionadas ao cigarro matam 6 milhões de pessoas por ano no mundo, diz estudo da Organização Mundial da Saúde

0
O método possui oito encontros presenciais com orientações, palestras de como lidar com a fissura, ansiedade e abstinência, entre outras

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente morrem, por ano, cerca de seis milhões de pessoas devido ao tabagismo e ao tabagismo passivo. No Brasil, o número é de cerca de 200 mil pessoas todos os anos. Os dados são do Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco.

publicidade

O método possui oito encontros presenciais com orientações, palestras de como lidar com a fissura, ansiedade e abstinência, entre outras
Segundo o levantamento, as quatro principais causas de mortes relacionadas ao tabagismo foram, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença isquêmica do coração, câncer de pulmão e doenças cerebrovasculares.

Daniel Gentil, médico especialista em gestão de saúde da plataforma AbVita, explica os benefícios que podem ser percebidos já nos primeiros minutos sem cigarro. “Após 20 minutos sem fumar, sua pressão volta ao normal; 8 horas sem fumar, os níveis de nicotina e monóxido de carbono são reduzidos pela metade e o nível de oxigênio do organismo se normaliza”, explica.

publicidade

“Após 48 horas sem fumar, seu olfato e paladar melhoram sensivelmente; entre a 2ª e a 12ª semana sem fumar, seu sistema circulatório melhora e você percebe que ações como andar e correr ficam muito mais fáceis; e entre a 5 e a 15 anos sem fumar, o risco de derrame e de infarto é reduzido ao nível de pessoas que nunca fumaram”.

publicidade

Comentários