Início Política Gil Arantes não vai tentar reeleição e Lancaster lança pré-candidatura

Gil Arantes não vai tentar reeleição e Lancaster lança pré-candidatura

0
Gil Arantes e Gil Lancaster durante campanha eleitoral do parlamentar

Gil Arantes e Gil Lancaster durante campanha eleitoral  do parlamentar
Gil Arantes e Gil Lancaster durante campanha eleitoral
do parlamentar

publicidade

O cenário para a eleição de outubro sofreu mudança significativa esta semana com o anúncio feito na quarta-feira, 2, pelo prefeito Gil Arantes (DEM), de que não concorrerá à reeleição, além de encerrar sua carreira política. Como consequência, no dia seguinte o deputado estadual Gil Lancaster (DEM), seu aliado político, anunciou que é pré-candidato à prefeitura de Barueri.
O prefeito alegou problemas de saúde em nota enviada à imprensa. “Infelizmente minha saúde não permite mais que eu continue com essa rotina de dedicação. Por isso, em 2017 pretendo cuidar mais da minha saúde e me dedicar intensamente ao convívio com meus familiares”, escreveu.
Gil Arantes cumpre seu terceiro mandato à frente da prefeitura de Barueri e, em fevereiro do ano passado, foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça (TJ-SP), após se tornar réu em ação penal onde é acusado de desvio de verbas a partir do superfaturamento de terrenos desapropriados em sua primeira gestão. Este ano, foi citado por presos no chamado “esquema da merenda”, que investiga contratos fraudulentos de merenda escolar entre uma cooperativa e prefeituras paulistas. Gil nega todas as acusações.
A decisão do prefeito causou surpresa, já que em recentes declarações ele se dizia tranquilo em relação às investigações e a um possível novo afastamento do cargo, além de garantir não estar inelegível. Quanto às eleições, negava com veemência que Lancaster fosse seu plano B.
Gil Lancaster, eleito deputado estadual com quase 108 mil votos com apoio de Gil Arantes, disse ter recebido com surpresa a saída de cena do aliado, mas que respeita a decisão. “Logo após o anúncio da aposentadoria do Gil Arantes, fui chamado a me reunir com o nosso grupo de articulação formado por lideranças de Barueri. O entendimento unânime é que eu aceite o desafio de disputar a prefeitura. Após longas reuniões, concluo hoje que, se não houver objeção do prefeito Gil Arantes, sou pré-candidato a prefeito de Barueri”, afirmou em nota.
Em Barueri, Lancaster recebeu 37 mil votos em 2014, enquanto Carlos Zicardi (PMDB), que era apoiado pelo ex-prefeito Rubens Furlan, teve 19 mil e não foi eleito deputado.

publicidade