Juiz manda soltar ex-presidente Lula

Juiz manda soltar ex-presidente Lula

2
Compartilhar
lula
Foto: Ricardo Stuckert

A Justiça Federal em Curitiba determinou há pouco a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde 7 de abril do ano passado, na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato.

A decisão foi proferida pelo juiz Danilo Pereira Júnior, após a defesa de Lula pedir a libertação do ex-presidente com base na decisão proferida ontem (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

O mandado de soltura foi encaminhado para a PF. A expectativa é de que Lula deixe a prisão ainda nesta sexta-feira.

Em janeiro do ano passado, a condenação de Lula, proferida em primeira instância pelo ex-juiz Sérgio Moro, foi confirmada e a pena aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, para 12 anos e um mês de prisão – 8 anos e 4 meses pelo crime de corrupção passiva e 3 anos e 9 meses pela lavagem de dinheiro.

Em abril deste ano, a pena de corrupção foi reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para 5 anos e seis meses, enquanto a de lavagem ficou em 3 anos e quatro meses, resultando nos 8 anos e 10 meses finais.

Além de Lula, a decisão do STF deverá beneficiar outros condenados na Lava Jato, como os ex-deputados Eduardo Cunha, José Dirceu,  além do e ex-executivos de empreiteiras.

Agência Brasil

Compartilhar

Comentários

2 Comentários

  1. Cadê o Sergio Moro e o Bozo agora? Tudo pianinho, com rabo entre as pernas. Nenhum vale um tostão, brasileiro ( Na sua maioria é trouxa mesmo) como já diz o instituto britânico Ipsis MORI, o Brasil tem o terceiro povo mais idiota do mundo, entre 33 países pesquisado, perdendo apenas para o México e para a Índia!

  2. STF é um bando de baba ovo de bandido, cade o povo agora para ir nas ruas para protestar com essa corja de bandidos que vão sair da cadeia. A maioria desse povo aqui n o Brasil é covarde, só sabem reclamar, fazer o que precisa, não fazem. Daqui a 4 anos votam nas mesmas raposas. Povo Chileno mostra hombridade em lutar por uma causa.
    Infelizmente o Brasil foi colonizado na sua maior parte pelos degredados da Europa ( Na sua maioria) por isso temos o que temos. Brasileiro não consegue entender que não existe politico bom, tudo fachada.
    É, a humanidade foi cruel com a Alemanha, em alguns aspectos, eles estavam certos.

Faça seu comentário

Mais notíciasDamares no Tinder levanta debate sobre sexualidade de idosos
Mais notíciasNo 1º discurso após sair da prisão, Lula diz que Emidio é “o futuro prefeito de Osasco”