Início Trabalho Mutirão mostra perfil de pessoas com deficiência

Mutirão mostra perfil de pessoas com deficiência

0
Evento pela inclusão foi realizado no shopping Osasco Plaza / Foto: Eduardo Metroviche

Evento pela inclusão foi realizado no shopping Osasco Plaza / Foto: Eduardo Metroviche
Evento pela inclusão foi realizado no shopping Osasco Plaza / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

Auris Sousa

O Mutirão pela Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, realizado na quinta-feira, 16, mostrou o perfil das pessoas com deficiência em Osasco e região e levou informação sobre empregabilidade aos seus visitantes. O evento aconteceu na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping e foi realizado pelo Espaço da Cidadania, ação social apoiada pelo o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, e seus parceiros pela inclusão.
Esta é a quinta edição do evento, organizado na cidade com o objetivo de estimular o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

Durante a ação, o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, confrontou os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com os da RAIS 2010 (Relação Anual de Informações Sociais). Segundo o Censo do IBGE de 2010, existem na região 561.791 pessoas com pelo menos uma deficiência. Cerca de 163 mil delas têm ensino médio ou superior e podem atuar no trabalho formal. “O número é três vezes superior ao de pessoas com deficiência não alfabetizadas”, destacou Clemente. No entanto, mesmo com escolarização, apenas 6.101 pessoas com deficiência atuam no emprego formal, conforme informações da RAIS.
Para o coordenador de Políticas Públicas da Gerência Regional do Trabalho, Ronaldo Freixeda, ações como o mutirão trazem informação e também sugerem mudanças para qualificar o atendimento às pessoas com deficiência, tanto em relação à empregabilidade como na acessibilidade de ambientes.

publicidade

“Ações como esta são fantásticas, porque juntam pessoas com deficiências, empresas, entidades, instituições e governo focados no mesmo intuito: exercer a inclusão plena. É um espaço democrático em que todos podem mostrar seu trabalho e sua atuação não só na inclusão no trabalho, mas em toda sociedade”, avaliou Freixeda.

Exemplos de inclusão

Os visitantes puderam conferir exemplos de inclusão como o da escola Senai, com a educação inclusiva; o da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, com o maior número de vagas de trabalho preenchidas no Brasil; da Secretária do Trabalho, Desenvolvimento e Inclusão de Osasco, com a qualificação e ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; entre outros assuntos.
“Achei interessante. Eventos como estes ajudam a gente ter mais informação sobre o emprego para pessoas com deficiência”, avaliou Jussara de Cássia, que passava pelo shopping .

publicidade

Além de palestras, os visitantes tiveram à disposição estandes sobre vários temas para esclarecer o público, como emprego, acessibilidade, educação, capacitação profissional e Lei de Cotas. Além disso, puderam desfrutar de uma oficina de audiodescrição e da caminhada sensorial, conduzida por equipes de voluntários do Espaço da Cidadania.
Para o diretor da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Inclusão de Osasco, João Marcelo de Souza, “este tipo de evento só faz com que o trabalho da Secretaria e do Espaço da Cidadania mostre cada vez mais a importância da inclusão, que é um dever de todos”.

 

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEncontro traz dicas de mecânica de veículos
Próximo artigoSociedade em visão